15 de maio de 2012

Marta Suplicy pede pressão popular por lei contra a homofobia



Senadora relatora do projeto diz que sociedade precisa ser mais participativa no assunto

15 de maio de 2012 
estadão.com.br
BRASÍLIA - A senadora Marta Suplicy (PT-SP) pediu nesta terça-feira, 15, o apoio da população para pressionar pela aprovação da lei que criminaliza a homofobia. Marta, que é relatora do projeto de lei, disse que a parcela dos brasileiros que não é homossexual precisa respaldar o texto, que já foi aprovado na Câmara, mas enfrenta resistência no Senado.
Segundo senadora, há parlamentares que não se posicionam por medo de desagradar eleitores - Agência Estado
Agência Estado
Segundo senadora, há parlamentares que não se posicionam por medo de desagradar eleitores
A senadora ainda afirmou que há, entre seus colegas parlamentares, uma "maioria silenciosa" favorável ao projeto, ou pelo menos neutra, que não se posiciona por receio de desagradar eleitores. "Essa maioria silenciosa vai se posicionar se a população civil se posicionar a favor do projeto", disse Marta.
Marta Suplicy tentou viabilizar a votação em duas ocasiões na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), sem sucesso. Entre os principais opositores estão os parlamentares da bancada evangélica. Na avaliação de Marta, "eles representam uma minoria que é muito barulhenta e se posiciona".
"Mas não podemos viver em um país onde os homossexuais são vítimas de bullying nas escolas ou são espancados em plena Avenida Paulista, o que às vezes resulta em suicídios e assassinatos", protestou a senadora, acrescentando que "esse projeto pode não ser suficiente para acabar com o preconceito imediatamente, mas inibe a violência".
Pesquisa
Enquanto Marta Suplicy pressiona pela votação do projeto de lei no Senado, a câmara também discute a homofobia. A pesquisadora Miriam Abramovay, coordenadora da área de Juventude e Políticas Públicas da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), apresentou uma pesquisa que indica que 45% dos alunos e 15% das alunas não queriam ter colega homossexual.
Segundo ela, o jovem brasileiro tem menos vergonha de declarar abertamente esse preconceito contra homossexuais do que de declarar a discriminação contra negros. Ela participa do 9º Seminário Nacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT).
Para a pesquisadora, esse preconceito se traduz em insultos, violências simbólicas e violência física contra os jovens homossexuais. Há casos, inclusive, de jovens que abandonam a escola por conta dessa violência. "Os adultos da escola não se dão conta disso, porque na escola em geral reina a lei do silêncio", aponta. Ela destacou ainda que não há pesquisas no Brasil sobre homofobia na infância, apenas na juventude.
Com informações da Agência Senado e da Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário