15 de maio de 2012

Rio de Janeiro, Patrimonio Mundial da Humanidade?


BRASÍLIA - O Brasil intensificará nesta terça-feira, em reunião na sede da Unesco, em Paris, o lobby para que o Rio de Janeiro consiga obter o título de Patrimônio Mundial da Humanidade. A campanha está na reta final e tem como ponto forte a harmonia entre o homem e a natureza. A decisão será tomada no fim do mês que vem, em São Petersburgo, na Rússia, por um comitê de 22 países.A campanha inclui pontos da paisagem carioca mundialmente conhecidos como Pão de Açúcar, Corcovado, Floresta da Tijuca, Aterro do Flamengo e Praia de Copacabana. O grande benefício do título é impedir que, no futuro, a paisagem seja modificada por razões diversas, incluindo especulação imobiliária.
Segundo a embaixadora permanente do Brasil na Unesco, Maria Laura Rocha, autoridades brasileiras que participarão da reunião hoje terão como tarefa tirar dúvidas e convencer os participantes - que integram o Comitê do Patrimônio Mundial e decidirão se aceitam ou não o pedido - de que existe um plano de gestão e manejo confiável e permanente para manter as características da cidade. Ela disse que as primeiras avaliações são favoráveis à concessão do título ao Rio.
- Embora o pedido tenha sido feito há pouco mais de um ano, há dez anos estamos trabalhando nisso. Será a primeira vez que o conceito de paisagem cultural, criado em 1992, será adotado pela Unesco para uma cidade - disse Maria Laura.
Na semana passada, saiu a avaliação dos órgãos consultivos do comitê. Embora reconheçam o valor universal e a autenticidade do pedido, fazem algumas recomendações quanto ao monitoramento e o manejo urbano.
O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, disse que o plano de manejo será concluído até 2013. O monitoramento passará a ser feito de forma coordenada pelos governos federal, estadual e municipal. Ele acrescentou que o fato de o plano se encontrar em fase de elaboração não compromete a candidatura do Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário