31 de dezembro de 2011 Educação no Brasil | O Povo - Últimas | CE
Quais os desafios da tecnologia inserida na educação pública? Basta comprar materiais e instalá-los nas escolas?Adriano Vargas Freitas - O grande desafio da inserção de tecnologias mais atuais, tais como o laptop, o tablet ou o quadro digital, consiste justamente na verificação por parte dos gestores administrativos da importância de proporcionar aos professores uma capacitação continuada, e um sólido suporte pedagógico. Além disso, é necessária a atualização dos currículos escolares, com atenção para novas demandas da sociedade em que o acesso à informação é cada vez maior. OP - Lousas digitais e tablets são alardeados como grandes melhorias em escolas privadas cearenses. Em que medida são necessários às instituições públicas para acompanhar os avanços tecnológicos das privadas?Adriano - Recentemente a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) apresentou em suas pesquisas que nossas escolas públicas, de uma forma geral, ainda estão presas a métodos pedagógicos considerados primários e mecânicos, tais como repetição de frases e cópias de textos, mas que ao mesmo tempo têm aumentado a quantidade de computadores nessas escolas. Nossas escolas públicas necessitam urgentemente de políticas que visem à Educação como agente modificador da sociedade.OP - O fato de não existirem tablets e lousas digitais em escolas públicas compromete o ensino desses locais?Adriano - Acredito que a ausência de tecnologias digitais na escola pode comprometer o trabalho pedagógico sim, a partir da constatação de que a formação dos alunos dessas escolas não esteja direcionada à participação plena em um complexo movimento do mundo atual que irá lhe exigir uma agilidade maior que em tempos passados. OP - Quais as estratégias menos caras para avançar no ensino tecnológico?Adriano - Eu busco analisar se os investimentos públicos de inclusão digital foram caros ou não a partir dos resultados. Considero alto um investimento em laptops entregues a professores que trabalham em salas de aula em que não existem nem mesmo instalações elétricas adequadas para a utilização deles. Mas considero excelente investimento o projeto que resulta de fato em inclusão digital do professor e de seu aluno, que dê todo o suporte a esse professor para se capacitar e melhorar a qualidade de suas aulas.Prof. Adriano Vargas Freitas Doutorando em Educação Matemática pela PUC-SP, Mestre em Educação pela UCP-RJ, Especialista em Ensino de Matemática pela UFRJ e autor de Com giz e laptop: da concepção à integração das políticas públicas de informática. |
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