Estudo global traz levantamentos sobre práticas de trabalho de docentes em 34 países
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aponta que 94% dos professores do segundo ciclo do ensino fundamental no Brasil têm diploma de ensino superior e que eles gastam 25 horas por semana em sala de aula, lecionando. Essas são as principais conclusões do estudo global "Teaching and Learning International Survey" (Talis), que traz levantamentos sobre práticas de trabalho de docentes em 34 países.
O documento aponta que, apesar de a maioria ter capacitação universitária, cerca de 25% não fizeram curso de formação de professores. No Chile, 9 entre dez profissionais têm formação superior relacionada à pedagogia. Dos mais de 14,2 mil professores de 1.070 escolas, públicas e particulares, que responderam à pesquisa Talis (nos 34 países contemplados pelo estudo houve participação de 106 mil docentes), 75% relataram que a formação específica no campo educacional contribui com o dia a dia da profissão.
O dado sobre o tempo gasto em sala de aula é uma novidade e indica que, ao menos no segundo ciclo do ensino fundamental, está sendo cumprida a legislação brasileira, de 2008, que estabelece que os professores destinem um terço de sua jornada de trabalho ao planejamento e à preparação de aulas. De acordo com o estudo da OCDE, o tempo de trabalho dos professores brasileiros está acima da média verificada pelo Talis.
(Luciano Máximo / Valor Econômico)
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário