30 de agosto de 2011

O resgate de uma dívida : a população negra


29 de agosto de 2011
Diário Popular - online | Opinião | RS

Por: Catarina Paladini, deputado estadual (PSB)
Ao completar 200 anos de sua criação, o município de Pelotas terá a oportunidade de resgatar uma dívida histórica com uma parcela de sua população ainda distante dos avanços econômicos e sociais. Trata-se da população negra, que representa quase a metade do total de habitantes do município e faz com que Pelotas seja a cidade com maior percentual de afrodescendentes do Estado.
Levantamento realizado pelo Instituto Pesquisas de Opinião (IPO), divulgada no dia 31 de julho no Diário Popular, mostra o quanto é urgente o município tratar do assunto. De acordo com a pesquisa, que tratou do preconceito racial, sexual, social ou de faixa etária, faltam "debate e amadurecimento em uma sociedade que desconhece a palavra ou finge não importar-se com suas consequências". Como se tais temas pudessem ser varridos para debaixo do tapete...
Embora o bicentenário seja comemorado em 2012, é importante que já se garantam, hoje, atividades que ressaltem a presença negra na cidade. Esta seria uma forma de o município aderir às comemorações, durante 2011, do Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Apesar dos avanços evidentes nas ações governamentais em nível federal, os negros ainda estão à margem das principais políticas públicas e são minoria no mercado de trabalho, minoria nas universidades, minoria no Executivo, Legislativo e Judiciário.
Para nós, a questão racial é urgente. De acordo com o Mapa da Violência 2011, realizado pelo Instituto Sangari em parceria com o Ministério da Justiça, de cada três assassinatos no Brasil, dois são de negros, atingindo principalmente jovens entre 15 e 29 anos.
O fim do preconceito racial e as lutas pela igualdade têm de sair do papel e se inserir no cotidiano nacional e local. Só a partir de iniciativas concretas será possível assegurar à maior parcela da população o respeito e os direitos garantidos pela Constituição brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário