7 de julho de 2011

Revista destaca vantagens de se adotarem "métodos do século 21"

Education Week ouve especialistas que defendem tentativas de mudança nas escolas
Luciano Milhomem - Sangari
Encontrar o equilíbrio entre o uso de novas tecnologias e a responsabilidade com o rendimento dos estudantes nas avaliações representa um desafio para as escolas, preocupadas com o que funciona ou não no processo de ensino e aprendizagem. Por um lado, as escolas desejam utilizar novas ferramentas e recursos pedagógicos, mas, por outro, não pretendem prejudicar seu próprio desempenho nas avaliações periódicas realizadas pelas autoridades da área educacional. Os especialistas acreditam que encontrar o equilíbrio por meio de tentativa e erro pode ser uma das soluções para a melhora da qualidade da educação. Esse interessante debate está em reportagem da jornalista norte-americana Michelle Davis, publicada na revista "Education Week". Especializada na cobertura de tecnologia educacional, Davis relata a experiência de escolas dos Estados Unidos que tiveram êxito no emprego de inovações digitais em salas de aula e ouve especialistas no tema, como o professor de tecnologia educacional na Harvard Graduate School of Education, Christopher Dede.

"As escolas frequentemente demonstram resistência a incorporar novas tecnologias e adotar métodos do século 21 porque ficam preocupadas com a queda de pontuação em testes e outros riscos envolvidos em chacoalhar a maneira com as coisas são feitas", diz ele. "Mas as escolas precisam pensar em todas as formas em que elas são responsáveis, não apenas por meio de pontuação em testes estaduais. As escolas também têm o compromisso com os estudantes de oferecer a eles uma educação de alta qualidade, assim como com os pais e líderes empresariais locais de formar jovens preparados para a universidade e o mercado. E, sim, elas também têm o compromisso com autoridades federais e estaduais em Educação em termos de avaliação", completa o professor.

Leia a íntegra da reportagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário