9 de junho de 2011

Observatório para tentar evitar brigas :violencias nas escolas


09 de junho de 2011
Educação no Brasil | Diário de Pernambuco | PE

A briga entre dois estudantes do ensino médio, registrada na última terça-feira na Escola Estadual Dom Bosco, em Casa Amarela, Zona Norte do Recife, não é um fato isolado. Desde o mês passado, uma sequência de agressões entre adolescentes da rede pública chama a atenção para a necessidade de investimentos em programas educacionais propostos pela Secretaria de Educação.
No início das aulas do próximo semestre, o projeto "Observatórios da Educação", realizado pela primeira vez no ano passado, deve ser retomado pela secretaria. O objetivo principal é abrir o diálogo entre professores e alunos e, claro, diminuir a violência. Cerca de 120 estudantes de sete escolas estaduais da Região Metropolitana do Recife fizeram parte da iniciativa, coordenada pela Comissão de Educação em Direitos Humanos da Gerência Regional Norte. Eles tiveram a oportunidade de discutir temas do cotidiano, entre eles o bullying.
Para diminuir a violência, principalmente no entorno das escolas, uma lei estadual também foi aprovada pelo governo. A lei cria o o Programa de Proteção às Escolas, com o objetivo de melhorar a segurança nas proximidades de colégios e faculdades públicas e privadas do Grande Recife. Falta ainda, por meio de decreto, especificar as normas e os locais onde os equipamentos serão instalados. A prioridade será as instituições públicas.
A direção da Escola Dom Bosco convocou os pais dos dois adolescentes envolvidos em briga para propor uma alternativa que não seja a expulsão dos alunos. Em reunião, ficou acertado que o problema seria resolvido através do diálogo entre os pais e filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário