6 de novembro de 2011

Diagrama: A audiência do ensino médio está em baixa


06 de novembro de 2011
Educação e Ciências | Revista Época | Primeiro Plano | BR










As faltas dos alunos e dos professores provocam a perda de até 77 horas de aula por ano, segundo uma pesquisa inédita do Ibope
MARGARIDA TELLES (TEXTO), MARCO VERGOTTI (GRÁFICO) E DAVID MICHELSOHN (INFOGRAFIA ONLINE)

O ensino médio sofre uma crise de audiência. Entre os 10 milhões de adolescentes de 15 a 17 anos, só metade está matriculada. O quadro piora ao olhar quantos dos que entram no 1º ano terminam com um diploma. "Investimos em programas para melhorar o aprendizado, mas os alunos ainda abandonam a escola", afirma Wanda Engel, superintendente do Instituto Unibanco. Ela coordenou um estudo para descobrir o que leva os jovens a desistir da escola. A pesquisa foi realizada pelo Ibope, inspirada no método de medir a audiência de programas de TV. No caso da escola, os pesquisadores avaliaram o número de alunos e professores que participa das aulas. Eles descobriram que há três tipos de escola.
No grupo das melhores, as aulas acontecem, e os alunos têm bons resultados. No grupo intermediário, o funcionamento não é tão bom. "Nas piores escolas, as faltas de professores e alunos podem levar a uma perda de até 19 dias letivos por ano, ou 77 horas", diz Ana Lucia Lima, diretora do Instituto Paulo Montenegro, do Ibope. Uma das principais diferenças entre as escolas é o grau de cobrança dos diretores. Com algum diálogo, eles conseguem reduzir as faltas dos professores. O próximo passo do Instituto Unibanco será desenvolver um programa de computador para que cada escola possa medir sua audiência e saber se ela corresponde a um sucesso de público ou a um programa fadado ao fracasso.












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