7 de agosto de 2015

Escolas começam cedo demais, dizem autoridades




RIO - A prática de programar o despertador para os clássicos cinco minutinhos a mais começa já na escola. Um novo relatório federal dos Estados Unidos mostrou, no entanto, que talvez a necessidade do tempo extra não seja mera preguiça. A maioria dos alunos norte-americanos do ensino fundamental e médio começam seus dias escolares muito cedo e não dormem o suficiente para o desenvolvimento e o sucesso acadêmico, alertou o recente documento.
Um novo relatório publicado pelo Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) nesta quinta-feira apontou que menos de uma em cada cinco escolas de ensino médio e fundamental nos EUA começam às 8h30 ou depois, hora recomendada pela Academia Americana de Pediatria com base em uma pesquisa mostrando que na parte da manhã os jovens precisam de mais tempo para dormir. Os novos dados vêm de uma revisão de pesquisas com cerca de 40 mil escolas públicas de ensino médio, fundamental, ou ambos, durante o ano escolar 2011-12.
O novo relatório mostra que em 42 estados, 75% a 100% das escolas públicas começam antes das 8h30. A hora de início média é 8h03. O estado do sul Luisiana tinha a hora de início mais cedo, às 7h40, e o Alaska teve a última a hora de início às 8h33.
Começar aulas mais tarde permite que os alunos obtenham a quantidade ideal de sono, que é de cerca de 8,5-9,5 horas. Os dados sugerem que dois em cada três estudantes do ensino médio dormem menos de 8 horas por noite. A falta de sono pode levar a uma série de problemas de saúde como maior peso corporal, desempenho acadêmico inferior e uma maior probabilidade de abuso de substâncias, alertaram os especialistas.
“É totalmente uma decisão local, mas eu gostaria de ver mais distritos escolares, pelo menos, considerando adiar a hora”, sugeriu a atual secretária de Educação, Arne Duncan à revista “Time”. “Um início mais tarde poderia ajudar a impulsionar o desempenho acadêmico dos alunos e reduzir atrasos e ausências. Nosso senso comum nos diz que estudantes sonolentos não vão bem na escola, mas pesquisa também existe para apoiar essa ligação. Estudos mostram que quando os alunos estão descansados, eles são mais alertos e prontos para aprender.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário