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15 de julho de 2016
Lawrence Schweinhart, pesquisador do High/Scope Perry Preschool Study, fala sobre avaliação da qualidade da Educação Infantil e importância da etapa para o desenvolvimento humano
Fonte: O Globo (RJ)
A opinião é de Larry Schweinhart, coordenador de um instituto que comprova o extraordinário potencial da Educação de qualidade na primeira infância. O americano Lawrence J. Schweinhart, ou Larry para a comunidade internacional que acompanha os estudos sobre a importância da Educação infantil, é ex-presidente do High / Scope Educational Research Foundation em Ypsilanti, Michigan. PhD em Educação, é também o principal pesquisador do High/Scope Perry Preschool Study, um estudo de três décadas que comprovou o extraordinário potencial da Educação de qualidade na primeira infância.
O estudo acompanhou a vida de 123 afro-americanos nascidos na pobreza e com alto risco de ter Educação deficiente. Um grupo de crianças de 3 e 4 anos, que frequentou uma Escola de alta qualidade com base na abordagem de aprendizagem participativa do High/Scope, em comparação a outro grupo que não frequentou nenhum programa Pré-Escolar. A conclusão é que o investimento em Educação está longe de representar gasto para os cofres públicos: para cada dólar destinado à Educação infantil, 16,4 dólares deixam de ser gastos com saúde, desemprego e até com prisões no futuro.
Globo: A pesquisa constatou que Educação infantil de qualidade reduz a criminalidade. A falta dela na primeira infância pode ajudar a explicar a criminalidade no Brasil?
As altas taxas de criminalidade no Brasil têm muitas causas, mas a Educação de qualidade na primeira infância pode reduzi-las. A baixa qualidade é uma fórmula particularmente infeliz de educar, pois pode enganar as pessoas, levando-as a pensar que estão oferecendo o que é necessário às crianças.
Globo: Quais são pontos estratégicos na construção de um programa de Educação infantil de qualidade e na formação de bons Professores?
Um programa de qualidade exige Professores bons e bem formados, e deve considerar um currículo de nível comprovado para a primeira infância, que permita a Professores e crianças tomar iniciativas. Os Professores devem ser formados neste currículo específico. Um bom programa também precisa envolver a família como parceira na Educação dos filhos e exige uma boa proporção Professor/criança. Por exemplo, ter no mínimo um Professor para dez crianças de 4 anos. É importante também fazer uma avaliação regular das práticas de Ensino e dos resultados obtidos pela criança.
Globo: O Brasil debate sua Base Nacional Comum, para buscar equidade na Educação infantil. Que sugestões poderiam estar na próxima versão do texto?
Há uma boa seção sobre Educação infantil no projeto de Base Nacional Comum do Brasil, o que indica que especialistas da primeira infância e profissionais da Educação estiveram envolvidos na elaboração deste documento. Seria ainda melhor se contemplasse a possibilidade de a criança ter mais iniciativa e assumir mais responsabilidade pela sua própria aprendizagem. Com base nas investigações dos últimos anos, eu adicionaria à Base Nacional Comum da Educação infantil mais ênfase nas aprendizagens de leitura, escrita e matemática. Os rabiscos, por exemplo, podem ser facilmente estendidos para a atividade de escrever cartas.
Globo: Sua pesquisa encontrou evidências do impacto do envolvimento da família nos resultados da Educação infantil. Quais aspectos devem ser observados neste envolvimento?
As crianças passam muito mais tempo com a família do que com os Professores. Só isso já explicaria a importância de o Professor recorrer à cooperação dos pais no processo de Educação. Os Professores são especialistas em Educação infantil e no desenvolvimento da criança, mas os pais são os especialistas em seus filhos. O Professor deve trabalhar diretamente com crianças e também com os pais, torná-los participantes de um currículo que equilibre iniciativas de adultos e crianças e se concentre em todos os aspectos do desenvolvimento infantil: cognitivo, emocional e físico.
O estudo acompanhou a vida de 123 afro-americanos nascidos na pobreza e com alto risco de ter Educação deficiente. Um grupo de crianças de 3 e 4 anos, que frequentou uma Escola de alta qualidade com base na abordagem de aprendizagem participativa do High/Scope, em comparação a outro grupo que não frequentou nenhum programa Pré-Escolar. A conclusão é que o investimento em Educação está longe de representar gasto para os cofres públicos: para cada dólar destinado à Educação infantil, 16,4 dólares deixam de ser gastos com saúde, desemprego e até com prisões no futuro.
Globo: A pesquisa constatou que Educação infantil de qualidade reduz a criminalidade. A falta dela na primeira infância pode ajudar a explicar a criminalidade no Brasil?
As altas taxas de criminalidade no Brasil têm muitas causas, mas a Educação de qualidade na primeira infância pode reduzi-las. A baixa qualidade é uma fórmula particularmente infeliz de educar, pois pode enganar as pessoas, levando-as a pensar que estão oferecendo o que é necessário às crianças.
Globo: Quais são pontos estratégicos na construção de um programa de Educação infantil de qualidade e na formação de bons Professores?
Um programa de qualidade exige Professores bons e bem formados, e deve considerar um currículo de nível comprovado para a primeira infância, que permita a Professores e crianças tomar iniciativas. Os Professores devem ser formados neste currículo específico. Um bom programa também precisa envolver a família como parceira na Educação dos filhos e exige uma boa proporção Professor/criança. Por exemplo, ter no mínimo um Professor para dez crianças de 4 anos. É importante também fazer uma avaliação regular das práticas de Ensino e dos resultados obtidos pela criança.
Globo: O Brasil debate sua Base Nacional Comum, para buscar equidade na Educação infantil. Que sugestões poderiam estar na próxima versão do texto?
Há uma boa seção sobre Educação infantil no projeto de Base Nacional Comum do Brasil, o que indica que especialistas da primeira infância e profissionais da Educação estiveram envolvidos na elaboração deste documento. Seria ainda melhor se contemplasse a possibilidade de a criança ter mais iniciativa e assumir mais responsabilidade pela sua própria aprendizagem. Com base nas investigações dos últimos anos, eu adicionaria à Base Nacional Comum da Educação infantil mais ênfase nas aprendizagens de leitura, escrita e matemática. Os rabiscos, por exemplo, podem ser facilmente estendidos para a atividade de escrever cartas.
Globo: Sua pesquisa encontrou evidências do impacto do envolvimento da família nos resultados da Educação infantil. Quais aspectos devem ser observados neste envolvimento?
As crianças passam muito mais tempo com a família do que com os Professores. Só isso já explicaria a importância de o Professor recorrer à cooperação dos pais no processo de Educação. Os Professores são especialistas em Educação infantil e no desenvolvimento da criança, mas os pais são os especialistas em seus filhos. O Professor deve trabalhar diretamente com crianças e também com os pais, torná-los participantes de um currículo que equilibre iniciativas de adultos e crianças e se concentre em todos os aspectos do desenvolvimento infantil: cognitivo, emocional e físico.
Globo: Como um pai pode avaliar se o seu filho recebe uma Educação de qualidade na Creche? Quais aspectos do comportamento da criança são importantes observar?
A avaliação mais básica consiste em observar se a criança parece estar aprendendo coisas novas na Escola, para ser feliz e ter amigos. Também é útil procurar evidências das atividades Escolares, como os trabalhos que são levados para casa.
Globo: Parte de associações de Professores não veem com simpatia as avaliações de programas de Educação infantil. Essas ferramentas são fundamentais para melhorar a Educação das crianças ou são secundárias?
O Professor terá mais simpatia se enxergar a avaliação como caminho para se tornar melhor. Muitas vezes, ele vê essas medidas não como apoio ao seu sucesso como Professor, mas até mesmo em oposição a este sucesso. Uma política interessante para a avaliação da qualidade da Educação infantil seria desafiar os Professores a provar que eles estão sendo bem-sucedidos, sem especificar exatamente como.
A avaliação mais básica consiste em observar se a criança parece estar aprendendo coisas novas na Escola, para ser feliz e ter amigos. Também é útil procurar evidências das atividades Escolares, como os trabalhos que são levados para casa.
Globo: Parte de associações de Professores não veem com simpatia as avaliações de programas de Educação infantil. Essas ferramentas são fundamentais para melhorar a Educação das crianças ou são secundárias?
O Professor terá mais simpatia se enxergar a avaliação como caminho para se tornar melhor. Muitas vezes, ele vê essas medidas não como apoio ao seu sucesso como Professor, mas até mesmo em oposição a este sucesso. Uma política interessante para a avaliação da qualidade da Educação infantil seria desafiar os Professores a provar que eles estão sendo bem-sucedidos, sem especificar exatamente como.
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