- Uma das criadoras da Fundação Escuela Nueva, na Colômbia, Vicky Colbert fala sobre a importância de se promover uma educação na qual o aluno seja ativo. A educadora também defende uma formação de professores mais próxima da prática. Vicky ministrará palestra no Educação 360, em setembro. O evento é uma realização O Globo e Extra, com parceria do Sesc, patrocínio da Fundação Telefônica, do colégio pH e Fundação Itaú Social, apoio da Unesco e Unicef e parceria de mídia da TV Globo, Canal Futura, revista Crescer, revista Galileu e TechTudo.
Quais as características centrais do modelo da Escuela Nueva?
A essência desse modelo é a boa pedagogia. Ele não é novo na filosofia da educação, mas o difícil é colocá-lo em prática de uma maneira transferível e replicável. Introduzimos flexibilidade para permitir ritmos diferentes na aula. Nem todo mundo aprende o mesmo, à mesma hora: é uma educação personalizada. Propomos uma aprendizagem centrada nos estudantes, colaborativa. Transformamos o modelo tradicional, centrado em um docente, em uma educação na qual o estudante participa ativamente. O docente não é um transmissor de informação, é um orientador. Esse é o papel dele para o século XXI. Como consequência, pudemos desenvolver muito mais as habilidades socioemocionais. O modelo nasce nas escolas mais pobres da Colômbia, no ambiente rural, mas acaba sendo uma pedagogia de ponta. Na Colômbia, graças à Escuela Nueva, universalizamos o ensino primário.
Quais foram as dificuldades para implementá-lo?
Implementamos o modelo em 20 mil escolas, mas, quando começamos a descentralizá-lo para outras regiões do país, muitos professores foram deslocados e chegaram novos, que não sabiam nada sobre Escuela Nueva. Os alunos é que acabaram capacitando esses professores, então criamos a Fundação Escuela Nueva, para não deixar que o modelo se debilitasse. Aprendemos que não se pode trabalhar só com o governo. Quando só o Estado faz, não se garante qualidade e sustentabilidade, porque as inovações são muito vulneráveis às mudanças políticas e administrativas. Esta foi uma das dificuldades, mas pudemos fazer alianças.
Os professores foram resistentes às mudanças propostas?
Os professores da Escuela Nueva foram os que a sustentaram, porque puderam aplicá-la e ver resultados. Os docentes questionavam muito as escolas multisseriadas. Havia resistência. Mas levamos em conta que houvesse escolas demonstrativas, onde os docentes pudessem ir e ver a inovaçã,o para que pudessem dizer “eu posso fazer". É necessário que qualquer coisa que se faça na educação seja viável tecnicamente, que qualquer professor consiga fazê-lo sem necessidade de ter um PHD.
No Brasil, ao longo de cinco anos, tivemos cinco ministros da Educação. O que acha dessa situação?
Isso não ajuda. É muito importante garantir uma continuidade de políticas na educação, que devem ser políticas de país e não de turnos políticos. A educação é tão importante que não pode estar só nas mãos do governo.
Qual sua opinião sobre a formação dos professores na América Latina?
Acredito que somos muito academicitas na América Latina. Fazemos pouca prática e muita teoria. É necessário capacitar os professores e formá-los com a mesma metodologia que usarão com seus alunos. Na América Latina, temos conferências sobre pedagogias ativas, aí está a contradição. Outro ponto é não deixá-los sós. Eles têm que ser parte de uma rede, então criamos os microcentros, que foram círculos em que os docentes se reuniam para compartilhar suas inovações e seus problemas.
Que outras estratégias foram usadas para viabilizar o programa?
Fizemos materiais educativos que permitem que os alunos trabalhem em equipe. As guias de aprendizagem foram importantes, porque os estudantes aprendem dialogando e construindo conhecimento. Tudo o que a criança aprende, ela aplica com sua família e com a comunidade. Isso envolve os pais de maneira simples, replicável, escalável. Essas guias ajudam professores a planejar suas aulas.
Qual impacto disso na sociedade?
As pessoas ficam mais contentes e satisfeitas. Dizem que seus filhos estão mais felizes, se sentem mais próximos da escola. No processo de paz da Colômbia, Escuela Nueva é uma estratégia concreta para construir a convivência e a democracia. Acredito que teremos cidadãos melhores.
SERVIÇO:
O Educação 360 acontece nos dias 21 e 22 de setembro, na Escola Sesc de Ensino Médio, em Jacarepaguá. O endereço é Avenida Ayrton Senna 5.677. As inscrições para o evento estarão abertas a partir de quarta-feira, dia 6, e poderão ser feitas no site do Educação 360.
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