BRASÍLIA — Angra dos Reis é a cidade fluminense com o maior Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência (IVJ), de acordo com pesquisa divulgada nesta segunda-feira pela Secretaria Nacional de Juventude, Unesco no Brasil e Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A pesquisa analisou dados de 304 municípios com mais de 100 mil habitantes, utilizando 2015 como ano base.
Atualmente, três facções do tráfico de drogas disputam o controle das favelas da cidade, como mostrou o GLOBO nesta segunda-feira, levando a um aumento na criminalidade.
Além de Angra, outras quatro cidades — Cabo Frio, Queimados, Araruama e Itaguaí — foram classificadas como de "vulnerabilidade muito alta" à violência contra jovens. Comparada com a pesquisa anterior, o município de Queimados aparece entre as dez cidades que apresentaram pioras mais acentuadas no IVJ. No ranking dos estados, o Rio de Janeiro foi classificado como de "média vulnerabilidade".
Os resultados da pesquisa foram apresentados nesta segunda-feira em Brasília. A pesquisa mediu a exposição homens e mulheres, na faixa etária de 15 a 29 anos, à violência letal no Brasil.
A pesquisa do IVJ concluiu também que a cor da pele é um fator de risco e que os jovens negros estão mais vulneráveis à violência que jovens brancos. Segundo o Secretário Nacional de Juventude, Assis Filho, os dados da pesquisa serão utilizados para nortear os programas do governo voltados para a juventude:
— Este vai ser um i
Nenhum comentário:
Postar um comentário