24 de agosto de 2008

As muitas faces de um físico :Einstein

| Revista Pesquisa Fapesp | BR
Pesquisa FAPESP - -->

Este é o primeiro de uma série de três encartes com a síntese das palestras apresentadas ao longo da exposiçãoEinstein, em cartaz no pavilhão Armando Arruda Pereira, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, até o dia 14 de dezembro. Organizadas pela revista Pesquisa FAPESP em parceria com o Instituto Sangari, as palestras mostram como o cientista alemão Albert Einstein não se envolveu apenas com a física, mas também em atividades sociais e políticas, construindo um perfil próprio de cientista, interessado em múltiplos temas de numerosas áreas. Alguns conceitos que ele criou, como o de tempo e espaço dinâmicos e flexíveis, abriram novas perspectivas de análise da realidade também para áreas aparentemente distantes da física, como antropologia, biologia, filosofia e cinema.
Tanto quanto o espaço e o tempo de Einstein, as palestras representam uma experiência bem-sucedida de flexibilidade, assim como já havia ocorrido em programação cultural similar, paralela à exposição Revolução genômica, que esteve em cartaz no mesmo local de março a julho deste ano. Especialistas nas mais diversas áreas da pesquisa acadêmica aceitaram o desafio de expor suas idéias e opiniões para um público diferente do que estão acostumados na universidade ou nas conferências pelo mundo afora. O resultado percebido até agora nas quatro primeiras apresentações foi o estabelecimento de um diálogo rico e cordial sempre nas tardes de sábado e nas manhãs de domingo.
As apresentações de sábado reuniram um físico e um pesquisador em ciências humanas que falaram sobre as noções de tempo e de espaço em suas respectivas áreas de trabalho. As de domingo exibiram aspectos pouco conhecidos da vida e do trabalho de Einstein, sempre atento ao contexto histórico.
As primeiras palestras, relatadas nas páginas a seguir, tiveram Carlos Escobar apresentando um Einsteinsocialista, defensor de uma sociedade mais justa; Peter Schulz mostrou como as crenças de uma época podem barrar o avanço de novas idéias; Nelson Studart contou do Einstein inventor, autor de patentes e idealizador de uma geladeira e de uma asa de um avião de combate; Roberto Martins tratou dos conceitos e de cientistas que embasaram o trabalho do físico alemão; e Carlos Alberto dos Santos descreveu a construção de seu pensamento, desde a infância até os estudos que propõem uma nova visão do Universo.
O vídeo de cinco minutos com os melhores momentos da apresentação, a íntegra destas e das próximas palestras e os detalhes da programação do ciclo de palestras encontram-se no site da revista Pesquisa FAPESP(www.revistapesquisa.fapesp.br). Lá estão também os resumos, os vídeos e as íntegras das palestras complementares à exposição Revolução genômica, que representaram a primeira experiência da revista em ampliar o debate sobre a ciência no Brasil e no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário