19 de julho de 2013

Brasilia: Seis cidades do Entorno do Distrito Federal estão entre os 90 municípios mais violentos do Brasil

Ritla | Julio Jacobo Waiselfisz | R7 | Distrito Federal | BR,19/7/2013


Lindayane de Sousa Leite, de 16 anos, saiu de casa no dia 1º de junho para fazer um trabalho escolar. O corpo dela foi encontrado com marcas de estupro e com a cabeça esfacelada a pauladas /

Todas elas são do Estado de Goiás e casos de violência foram registrados até 2011 Veja a galeria completa Lindayane de Sousa Leite, de 16 anos, saiu de casa no dia 1º de junho para fazer um trabalho escolar. O corpo dela foi encontrado com marcas de estupro e com a cabeça esfacelada a pauladas Reprodução / FacebookSeis cidades do Entorno do Distrito Federal estão entre os 90 municípios mais violentos do Brasil, de acordo com o Mapa da Violência 2013 - Homicídios e Juventude no Brasil, divulgado nesta quinta-feira (18) pelo professor Julio Jacobo Waiselfisz, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais.
Todas as cidades do Entorno que aparecem na lista são do Estado de Goiás. A mais violenta delas é Luziânia, que ocupa a 21ª colocação do ranking, seguida por Valparaíso de Goiás (40ª), Santo Antônio do Descoberto (68ª), Águas Lindas de Goiás (70ª), Cristalina (74ª) e Cidade Ocidental (90ª).
O estudo faz o ranking dos municípios mais violentos de acordo com o índice de homicídios cometidos a cada 100 mil habitantes, considerando a população do local até o ano de 2011.
Para o pesquisador de Segurança Pública da Universidade Católica de Brasília, Nelson Gonçalves de Souza, a ausência de políticas públicas na região resulta no cenário apontado pelo Mapa da Violência.
- É uma região em que a exclusão social é muito elevada, falta investimento do Estado, tanto de recursos estaduais quanto federais.
De acordo com o especialista, os altos índices de criminalidade são consequencia natural do descaso com a região.
- Em primeiro lugar é preciso reverter a exclusão desses lugares, investindo em questões sociais e ambientais que melhorem a vida dessa população.
Violência no Entorno
No último dia 10 de junho, a Polícia Civil de Luziânia conseguiu localizar o corpo da jovem Lindayana de Sousa Leite, de 16 anos, que estava desaparecida desde o último dia 1º de junho no Jardim ABC, próximo a Cidade Ocidental, na região do Entorno. O corpo apresentava sinais de estupro e teve a cabeça esfacelada a pauladas.
Já em 27 de fevereiro deste ano, três pessoas foram assassinadas com armas de fogo também em Luziânia. O primeiro crime foi na rua cinco do bairro Mandu II. Os moradores ficaram assustados com a morte de Kenia Roberta da Silva de 31 anos. Ela foi morta no início da noite dentro da casa onde morava. A vítima vivia sozinha, havia se mudado há pouco tempo para região.
Outro caso chocou a população do DF e Entorno no ano passado. O corpo da professora Viviany Cardozo, de 23 anos, foi encontrado dentro de uma cisterna de uma chácara no Jardim Ingá, distrito de Luziânia. O corpo estava a mais de dez metros de profundidade e coberto por pedras.

Distrito Federal é a sétima unidade da Federação mais violenta do País


Corpo de Cristiane Silva Mattos foi encontrado no estacionamento do Parque da Cidade /

Estudo considerou os casos de homicídio até 2011 Corpo de Cristiane Silva Mattos foi encontrado no estacionamento do Parque da Cidade Reprodução / TV Record BrasíliaO Distrito Federal é a sétima unidade da Federação com o maior número de homicídios a cada cem mil habitantes. O dado é do Mapa da Violência 2013 - Homicídios e Juventude no Brasil, divulgado nesta quinta-feira (18) pelo professor Julio Jacobo Waiselfisz, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais.
O estudo considerou os casos de homicídio até 2011, quando o DF apresentou índice de 37,4 homicídios a cada 100 mil habitantes, com crescimento de 8,8% em relação a 2010. O índice registrado no DF no período ficou mais de 10 pontos a frente da média nacional que foi de 27,1.
Em relação a homicídios de jovem entre 15 e 24 anos, o DF é a quinta unidade da federação com maior índice, registrando 81,1 casos a cada 100 mil habitantes. A média nacional registrada no mesmo período foi de 53,4.
Segundo o pesquisador de Segurança Pública da Universidade Católica de Brasília, Nelson Gonçalves de Souza, o maior número de ocorrências de homicídios no DF se concentra em cidades com o nível de exclusão social mais elevado e que carecem de maior atenção do Estado.
- Além disso, há a relação com o Entorno do DF, que não é determinante, mas influencia os altos índices de homicídio. O estudo aponta seis cidades do Entorno entre os 90 municípios mais violentos do Brasil. Todas as cidades do Entorno que aparecem na lista são do Estado de Goiás.
A mais violenta delas é Luziânia, que ocupa a 21ª colocação do ranking, seguida por Valparaíso de Goiás (40ª), Santo Antônio do Descoberto (68ª), Águas Lindas de Goiás (70ª), Cristalina (74ª) e Cidade Ocidental (90ª).
Homicídios no DF
Uma mulher foi encontrada morta dentro do carro no estacionamento do Parque da Cidade, na noite do último dia 28 de março, em Brasília. Cristiane Silva Mattos, de 37 anos era professora e deveria buscar os filhos na escola no fim da tarde. Como não apareceu, a família registrou ocorrência na 1ª Delegacia de Polícia da Asa Sul, bairro nobre da capital federal.
Uma jovem foi encontrada degolada dentro de seu apartamento em um bloco da comercial da quadra 210 da Asa Norte, região central de Brasília. Raquel Nascimento, de 26 anos, foi localizada pelo zelador do prédio na manhã do dia 23 de abril. A mãe da vítima ligou para o zelador porque a filha não estava atendendo suas ligações telefônicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário