8 de dezembro de 2014

Universidade chinesa limita tempo de uso do computador pelos estudantes

1 GLOBO - Últimas notícias by O GLOBO  /  8/12/2014



Os chineses são conhecidos pelo vício em jogos eletrônicos. Na foto, jogadores reunidos em uma lan house em Pequim. - Nelson Ching / Bloomberg
PEQUIM — Uma universidade chinesa resolveu adotar uma medida radical para melhorar a relação de seus alunos com os computadores. A partir de agora, estudantes da Hangzhou Normal University, na província de Zhejiang, serão forçados a instalar software de monitoramento em seus PCs para limitar o uso diário. Segundo a instituição, o objetivo é “promover hábitos saudáveis”.
A medida não se aplica a todos os alunos, apenas aos de Engenharia e Ciências. Durante a semana, o limite é de cinco horas diárias e, aos fins de semana, de 12 horas. A reação, claro, não foi das melhores.
— A escola tem o direito de limitar as nossas liberdades individuais? — questionou um estudante, em entrevista ao site “Sina.com.cn”.
Outros argumentaram que o computador não serve apenas para o entretenimento, mas também como ferramenta para o aprendizado:
— E se eu não tiver aula um dia, por que eu não vou poder organizar os meus estudos e me divertir vendo um filme?
Alguns até consideram o limite de tempo adequado, mas questionam a privacidade do software.
— As aulas tomam mais de cinco horas por dia, de fato, o limite é suficiente para nós. Mas computadores são itens muito pessoais, com o software instalado eu sinto um certo desconforto — disse um estudante.
O software instalado pela universidade é usado normalmente por pais para monitorar a utilização do computador pelos filhos. Além de limitar o tempo, permite capturar imagens da tela e grava o histórico de navegação pela internet.
— Recentemente, eu estava jogando e o jogo desligou sem razão. Eu suspeito que foi alguém que estava controlando o software. Nunca mais joguei — contou outro aluno.
Mas a universidade parece estar irredutível com a medida e afirma ter apoio dos pais dos estudantes.
“Todos os pais foram informados e, de forma unânime, concordaram com a instalação do software”, diz a instituição, em comunicado. “A maioria dos alunos são adictos aos jogos de computadores. A situação na politécnica é mais sério, com quase todos os calouros jogando. Com a instalação do software, acreditamos que eles podem começar a desenvolver bons hábitos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário