25 de novembro de 2015

SP já tem 151 escolas ocupadas por estudantes

25 de novembro de 2015
Na próxima sexta-feira, manifestantes e grupos que apoiam a causa organizam protesto pelas ruas do estado pedindo mais adesões

Fonte: O Globo (RJ)



Subiu para 151 o número de Escolas ocupadas por estudantes contrários à reorganização da rede estadual de Ensino de São Paulo. A soma, feita pela Secretaria de Educação, fica bastante acima da quantidade de instituições que fechariam por conta das mudanças propostas pela pasta, que é de 93. Os manifestantes falam em 171 colégios ocupados. A ideia do órgão para 2016 é reestruturar as Escolas em ciclo único (apenas 1º ao 5º anos, 6º ao 9º anos ou Ensino médio), o que provocaria o fechamento de unidades e a transferência de 311 mil Alunos. Na próxima sexta-feira, manifestantes e grupos que apoiam a causa organizam protesto pelas ruas do estado pedindo mais adesões.
Mais unidades foram ocupadas ao longo do dia de ontem, entre elas a Escola estadual Professor Antônio Firmino de Proença, na Mooca, Zona Leste. Um grupo de oito adolescentes, com idades entre 16 e 17 anos, que protestava contra a reorganização no local, acabou sendo detido e encaminhado para o 8º DP (Mooca). Segundo a Secretaria de Segurança, eles destruíram equipamentos da instituição, como câmeras de segurança, alarme, portão dos fundos e porta da sala da direção. Também trocaram os cadeados dos portões do local.
O grupo chegou ao colégio nas primeiras horas de ontem, antes de se iniciarem as provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo, o Saresp. Muitos jovens que foram lá fazer o exame acabaram ficando, em apoio aos adolescentes. Com a confusão, de acordo com a Secretaria de Segurança, a zeladora do prédio chamou a polícia. Um agente precisou pular o muro da unidade para convencê-los a abrirem os portões e deixarem o local. O grupo, que nega ter depredado a Escola, foi autuado por ato infracional e dano qualificado. Os jovens estavam acompanhados de duas Professoras e uma zeladora. Ainda segundo a Secretaria de Segurança, uma Professora disse, em depoimento, que a ocupação à Escola foi pacífica. A Secretaria de Educação informou que o Saresp foi cancelado em todas as Escolas ocupadas.

Ato por mais apoio

Manifestantes e grupos que apoiam a causa, como a Apeoesp, sindicato que representa os Professores da rede estadual, e o MTST, o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto, estão organizando, para a próxima sexta-feira, manifestação na Avenida Paulista. Eles querem chamar estudantes de outras instituições, como faculdades e Escolas particulares, além da população em geral, para aderirem ao movimento.
- Mantemos nossa posição contra as mudanças nas Escolas. Não queremos unidades fechadas, mas uma proposta factível do governo, e um calendário para debater o tema - explica a presidente da Apeoesp, Maria Izabel Azevedo Noronha. - O movimento está bastante amplo, com o apoio de movimentos populares, da UNE (União Nacional dos Estudantes) e da Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas).
Na última quinta, a Secretaria de Educação disse que só vai discutir a reorganização se os grupos saírem das Escolas. A pasta havia dado um prazo de 48h para que isso acontecesse, mas os manifestantes deixaram claro que não voltarão para suas casas, e prometeram mais ocupações. O órgão diz que segue com a proposta.
Na manhã de segunda-feira, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) negou, por unanimidade, o pedido de recurso da Secretaria Estadual da Fazenda Pública, da ação que pede a reintegração de posse das Escolas. A Justiça chegou a conceder a recuperação há duas semanas, mas voltou atrás da decisão. De acordo com a Procuradoria-Geral do Estado, ainda não há data agendada para o julgamento da ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário