23 de fevereiro de 2013

assassinatos de jovens negros


221 jovens negros foram assassinados



Mogi teve 43 assassinatos de jovens negros no período / Foto Arquivo

Ao todo 221 jovens negros perderam a vida no Alto Tietê entre os anos de 2006 e 2010 em decorrência de ações violentas. Duas cidades da Região têm taxas acima da média estadual. Apenas em Itaquaquecetuba, 83 pessoas morreram no período, o maior número entre os municípios locais. Em seguida, empatados, vêm Mogi das Cruzes e Suzano, com 43 óbitos cada. Biritiba Mirim, Guararema e Salesópolis não registraram ocorrências.
Os dados são do “Mapa da Violência - A Cor dos Homicídios no Brasil”, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), estudo de autoria do pesquisador Julio Jacobo Waiselfisz. Os números foram tabelados a partir dos registros de óbitos contabilizados pelo Sistema de Informações de Mortalidade, do Ministério da Saúde (SIM/MS), e mostram que, apesar de liderar no contexto geral, Itaquá teve uma redução no número de mortes entre os anos. Em 2006, 35 jovens de cor negra haviam sido assassinados. Cinco anos depois, em 2010, o número caiu para 18, redução de 48%. No acumulado, a Cidade contabilizou 101 óbitos em todo o período.
Itaquá, aliás, ficou com taxa de homicídios de jovens negros de 33,4, acima da média estadual de 27,6. São usados universos de 100 mil pessoas. (Lucas Meloni)

Nenhum comentário:

Postar um comentário