15 de março de 2013

Comitê de gestão e inovação de Vitória discute a violência em 1ª reunião




14 de Março de 2013 às 17:16 por Keslley Siqueira (redacao@eshoje.com.br)
Foto: Keslley Siqueira
Keslley Siqueira
O Comitê de Gestão e Inovação, criado pela Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) através da Lei Municipal n°8.417/2013, que tem o papel de criar e desenvolver projetos visando solucionar os principais problemas da cidade se reuniu pela primeira vez na manhã desta quinta-feira (14). O encontro do Comitê foi realizado na sala de reuniões da Gerência Regional de Logística (Gerel) do Banco do Brasil, que fica localizada na Enseada do Suá, em Vitória.
No evento, esteve presente todo o secretariado, além do prefeito Luciano Rezende (PPS), que apontaram e discutiram os principais problemas e carências da capital do Estado. O Comitê tem caráter consultivo e a função de contribuir nos processos decisórios de temas institucionais trazendo novas experiências aplicadas em outras cidades.
O Comitê é composto por 10 representantes da sociedade civil com liderança reconhecida. O mandato de cada gestão será de dois anos sem qualquer tipo de remuneração para seus integrantes.
O Comitê de Gestão irá trabalhar em quatro áreas prioritárias: segurança, mobilidade urbana, saúde e educação. O coordenador do Comitê de Gestão de Inovação, José Armando de Figueira Campos, falou sobre o que foi discutido nesse primeiro encontro. “Nesse primeiro encontro demos uma pincelada em todos os temas, mas focamos na questão da violência. Nosso papel será de ‘provocar’ a prefeitura quanto às ações que têm desenvolvido para resolver os principais problemas da cidade. Vamos apontar os problemas, desafios e oportunidades para a implantação de políticas públicas para sanar as dificuldades pelo qual o município tem passado”, relatou.
Armando explicou ainda que para resolver problemas cotidianos em algumas áreas, como por exemplo, de mobilidade urbana é indispensável que o município tenha apoio do governo do Estado em suas ações.
Violência contra as minorias
Nesse primeiro contato a pauta discutida foi “Violência contra as minorias”. O presidente do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americano, Jorge Werthein, apresentou uma palestra sobre o tema, baseando-se no resultado do “mapa da violência 2013”.
“Abordei a questão da violência como um todo. Mas está havendo um índice de violência muito grande contra mulheres, negros e jovens. Os números mostram que Vitória é a capital brasileira em que mais se mata mulheres. Vamos desenvolver politicas públicas com ações sequenciais, por isso os resultados devem acontecer a longo prazo. Entre as ações pontuais está o chamado “botão do pânico” que 100 mulheres de Vitória já dispõem. Acredito que esse instrumento já vai coibir a sensação de impunidade de boa parte dos agressores”, ponderou.
Após o encontro de hoje haverá um período de 100 dias em que a Comissão irá analisar tudo que foi dito e fazer um planejamento estratégico a ser apresentado no próximo encontro que acontecerá nos dias 11 e 12 de abril de 2013. Na ocasião também serão discutidas mais duas pautas: gestão pública de saúde e desenvolvimento urbano com ênfase em mobilidade urbana.
Relevância do comitê
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, falou acerca da relevância do comitê. “O Comitê foi criado para despertar as ações que devem ser implementadas, tirar um pouco da comodidade da administração. Nossa prioridade é combater a violência, por isso já temos feitos algumas ações como distribuir melhor nossa guarda municipal, principalmente para tirar as pessoas com dependência química das ruas”.
Para combater a violência o chefe do executivo disse já ter outras ações em curso que espera efetivar até o final de seu mandato, entre elas: melhorar a iluminação pública de todo o município, criação de equipes de abordagens a pessoas de ruas, além de oferecer cursos profissionalizantes para pessoas que se encontrem nesse estado.
“Ainda não definimos quais cursos estarão disponíveis. O objetivo é fazer com que esses dependentes aprendam uma profissão e tenham condições de saírem da situação em que se encontram. A ideia é encaminhar as pessoas que passaram por essa capacitação para um emprego. Também estamos reformando os abrigos da cidade”, pontuou.
Mobilidade urbana
Com relação à mobilidade urbana, Rezende afirmou que a administração já tem projetos em andamento, sendo que os principais são: criar um novo acesso a Terceira Ponte através da Praça do Cauê, perspectiva de implantar transporte de massa, junção do sistema Transcol com o municipal, construir e reformar novos abrigos de ônibus, e ampliar a rodovia Serafim Derenzi. O prefeito espera conseguir implantar todas essas ações até o final de seu mandato.
Comitê se reunirá a cada três meses
O Comitê de Gestão e Inovação terá um caráter consultivo e se reunirá a cada três meses ou extraordinariamente para propor recomendações, intervenções e soluções para serem colocadas em prática pelo prefeito nas áreas mais problemáticas da cidade.
Membros do Comitê
José Armando de Figueira Campos - Engenheiro e Gestor
Jorge Oliveira - Jornalista do Distrito Federal
José Antônio Pignaton - Professor do Estado
Jorge Wertein - presidente do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americano
Ligia Bahia - Médica e Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Bruno Fernandes - Arquiteto e Urbanista do Rio de Janeiro
Luiz Fernando Schettino - Engenheiro Florestal, professor e Gestor (ES).
Robson Leite - Secretário de Estado de Planejamento
José Roberto Santoro - Advogado (DF)
Fábio Coelho - presidente do Google no Brasil

Um comentário:

  1. Prezado,
    Ouvi falar que tem um projeto que contempla pistas sob a Praça do Cauê. Tem ideia de onde visualiza-lo?
    Obrigado! Sebastião Alves

    ResponderExcluir