2 de março de 2013

Violencia contra crianças e adolescentes


Sodré Santoro pede combate à violência contra crianças e adolescentes



Marilia Coêlho,Jornal do Senado, 21/2/2013
O senador Sodré Santoro (PTB-RR) lamentou em Plenário, nesta quinta-feira (21), a violência que tem atingido os jovens de Roraima, vítimas da ação de gangues. Ele mencionou o Mapa da Violência 2012 – Crianças e Adolescentes do Brasil, divulgado em julho do ano passado.
Para o senador, são assustadores os números divulgados pela pesquisa, coordenada pelo pesquisador Júlio Jacobo Waiselfisz, a Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais. No estado de Roraima, afirmou, a taxa de homicídios subiu de 7,7 para cada cem mil pessoas em 1990, para 13,8, em 2010, para a faixa etária de zero a 19 anos.
- Esses números, senhor presidente, deixam nosso país com a quarta pior colocação, em termos de segurança, entre 91 países pesquisados – afirmou Santoro.
Ele mencionou ainda o fenômeno da interiorização dos homicídios, que tem sido apontada pelo Mapa da Violência. Em grandes capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo, diminuíram as taxas de homicídio entre crianças e adolescentes, enquanto em capitais nordestinas e cidades do interior os homicídios cresceram.
Santoro disse que os resultados revelados pelo Mapa da Violência pedem uma ação decisiva para acabar com o grande número de homicídios que ocorre no Brasil.
- Os números demonstram a ineficiência das políticas públicas de prevenção à violência e combate à criminalidade, mas demonstram, também, os desajustes familiares, a falta ou a inversão de valores, os conflitos sociais, o poder do narcotráfico e o avanço das drogas, especialmente o crack – afirmou.
O senador também chamou a atenção para o fenômeno das gangues em Roraima, conhecidas como “galeras” no estado.
- Na semana passada, o editorial parabólica do jornal Folha de Boa Vista, denunciava a situação fora de controle da violência praticada por jovens na capital roraimense. Segundo o Jornal, membros de galeras se enfrentam em via pública e à noite eles impõem o terror.
Para o senador, além da questão das drogas, o Brasil precisa resolver o problema do sistema penitenciário, que não consegue ressocializar os infratores e nem diminuir a periculosidade dos que comandam organizações criminosas de dentro da cadeia.
- O Mapa da Violência é também uma advertência para que todos façamos da prevenção e do combate à violência uma efetiva prioridade, sob pena de comprometermos o futuro das nossas crianças e dos nossos jovens – concluiu.

Um comentário:

  1. Divulgo o filme FROTOGAFIA: http://youtu.be/SPO59jjcBZQ , que aborda o tema da Violência Contra a Criança, como forma de denúncia, caso tenham interesse em postar, entrem em contato vratia23@gmail.com

    Atenciosamente.

    ResponderExcluir