12 de novembro de 2014

Dilma se encontra com emir do Catar antes de ir para o G20, na Austrália

Presidente, que fez escala em Doha, conversou sobre organização da Copa
Ela também teve encontro com a xeica que é Rainha-Mãe do Catar.

Do G1, em Brasília,12/11/2014
A presidente Dilma Rousseff se reuniu nesta quarta-feira (12), em Doha, no Catar, com o emir do país, xeque Tamim bin Hamad Al Thani. Dilma fez escala no Oriente Médio em viagem para a Austrália, one vai participar de reunião de cúpula do G20, que reúne lideres das 2 maiores economias do mundo.
Dilma se reuniu com o emir do Catar, xeque Tamim bin Hamad Al Thani (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)Dilma se reuniu com o emir do Catar, xeque Tamim bin Hamad Al Thani (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)












Na reunião com o xeque, Dilma ofereceu ajuda ao país árabe na organização da Copa do Mundo de 2022 e disse que o Brasil está disposto a trocar experiências sobre sediar o evento, de acordo com a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto.
Os dois líderes também discutiram relações bilaterais na área de economia e de diplomacia entre os dois países.
A presidente também se encontrou com a xeica Mozah bint Nasser, Rainha-mãe do Catar e presidente da Qatar Foundantion. Ainda nesta quarta, Dilma deixa o Oriente Médio rumo à Austrália.
Dilma teve encontro também com a Rainha-mãe do Catar, xeica Moza bint Nasser  (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)Dilma teve encontro também com a Rainha-mãe do Catar, xeica Moza bint Nasser (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)



11/11/2014 17h43 - Atualizado em 11/11/2014 18h00

Dilma oferecerá ajuda ao Catar para a organização da Copa de 2022

Presidente se reunirá nesta quarta (11) com emir do país do Oriente Médio.
Petista fez escala em Doha em viagem para participar de reunião do G20.

Filipe MatosoDo G1, em Brasília

A presidente Dilma Rousseff durante a chegada a Doha (Catar), nesta terça (11), onde terá encontro com o emir, Tamim bin Hamad Al Than, nesta quarta (12), antes de embarcar para a Austrália para participar da Cúpula do G20 (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)Dilma foi recepcionada em Doha pelo emir do Catar, Tamim bin Hamad Al Than. (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
A presidente reeleita Dilma Rousseff se reunirá nesta quarta-feira (12) com o emir do Catar, Tamim bin Hamad Al Thani, para, entre outros assuntos, oferecer ajuda ao país árabe na organização da Copa do Mundo de 2022, informou a assessoria do Palácio do Planalto. Segundo nota oficial divulgada pela Presidência, o governo brasileiro estaria disposto, após sediar a Mundial da Fifa deste ano, a colaborar na "troca de experiências" para o evento esportivo.
Dilma desembarcou no país do Oriente Médio na manhã desta terça em escala da viagem para a Austrália, onde participará, nos dias 15 e 16, da Cúpula do G20, grupo que reúne as 20 principais economias do mundo.
“A presidenta vai aproveitar o encontro com o Chefe de Estado catari para anunciar que o Brasil está disposto a contribuir para a organização da Copa do Mundo de 2022 no Catar, colaborando na troca de experiências para o evento esportivo. […] Em julho, durante a Copa do Mundo, o Emir-Pai do Catar, Hamad bin Khalifa al Thani, foi ao Rio de Janeiro para assistir à partida entre Alemanha e Argentina”, destacou o Planalto no comunicado.
Apesar dos atrasos na construção de alguns estádios, a organização da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, recebeu nota 9,25 da Fifa.
Relações bilaterais
Conforme a Presidência da República, a reunião da petista com Al Thani também servirá ainda para que Brasil e Catar aprofundem as as relações econômicas e diplomáticas. Esta é a terceira vez na história que um chefe de Estado brasileiro visita o país árabe.
Ainda de acordo com o Planalto, a presidente da República e o emir tratarão sobre a situação política do Oriente Médio, além de temas de "aprofundamento" do fluxo de investimentos bilaterais, além da "interconectividade" no setor de transporte aéreo.
Após o encontro com o emir, no Palácio Real, que tem previsão de uma hora de duração, Dilma seguirá, ainda em Doha, para a sede da Fundação Catar, onde será recebida pela presidente da "Qatar Foundation", Mozah bint Nasser, Rainha-mãe do Catar.
A previsão, de acordo com o Planalto, é que a presidente brasileira embarque na quarta-feira (12), às 18h (13h no horário de Brasília), para a reunião de cúpula do G20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário