6 de março de 2013

No Estado do Rio, mais de 80% dos alunos têm nível insatisfatório em matemática


SÃO PAULO - O estado do Rio também ficou abaixo das metas na maior parte dos indicadores incluídos na quinta edição do relatório “De Olho nas Metas”, do Movimento Todos pela Educação. Apenas 16,6% dos alunos do 3º ano do ensino médio tiveram desempenho adequado em matemática em 2011. O índice é superior à média nacional, de 10,3%, mas abaixo da meta para o estado, que era de 20,4%. Ainda assim, apresentou o melhor resultado entre os estados brasileiros. Já em língua portuguesa, esse alunos conseguiram superar a meta de 32,5%, pois 38,1% atingiram as expectativas de aprendizagem.

Em relação ao 9º ano do ensino fundamental, as metas não foram alcançadas. Só 23,4% dos alunos do 9º ano tiveram desempenho adequado em matemática, contra uma expectativa de que 27,4%. Em português, foram 33,8% com notas adequadas contra 36,4% da meta.
No 5º ano do ensino fundamental, a situação foi melhor: 48,7% apresentaram aprendizado adequado em matemática, índice próximo à meta de 49,1%, e 45% estavam com nível esperado em português, acima da expectativa de 40,1%.
O acesso à escola no Rio é melhor que a média nacional: 94% ante 92%. Mas o percentual ficou abaixo da meta de 95,5%. Já a conclusão das séries na idade correta não têm seguido as expectativas e estão abaixo da média nacional. Em 2011, 63,9% dos estudantes de 16 anos do Rio tinham concluído o ensino fundamental - o índice no país era de 64,9% e a meta para o estado de 75%. E apenas 50,3% dos alunos de 19 anos haviam concluído o ensino médio, contra uma média nacional de 51,1% e uma meta para o estado de 58,6%.

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