24 de março de 2015

69% dos jovens consomem notícias todo dia, diz estudo


Pesquisa feita nos EUA retrata geração menos passiva diante do noticiário
Para 85% dos nascidos entre 1980 e 2000, é importante se manter informado; 40% deles aceitam pagar para isso
JULIANA CUNHADE SÃO PAULO, 24 de abril. F.de S.Paulo

Pesquisa lançada nos EUA aponta que 85% dos jovens nascidos entre 1980 e 2000 consideram importante acompanhar o noticiário.
O levantamento indica ainda que tópicos como política, tecnologia e notícias locais levam vantagem sobre temas como moda e celebridades.
O estudo, intitulado "Como a geração do milênio consome notícias", foi feito pelo American Press Institute e pelo Associated Press-NORC Center for Public Affairs Research em 2014 e 2015 e inclui duas frentes: uma pesquisa quantitativa com mais de mil jovens de 18 a 34 anos nos EUA e uma pesquisa qualitativa em três Estados do país.
Segundo o estudo, a chamada geração do milênio é menos passiva e mais social diante do noticiário, preferindo notícias contextualizadas e disseminadas por amigos.
As motivações para se informar variam de sentimento de obrigação como cidadão (74%), necessidade de resolver questões práticas (63%) a vontade de ter assunto com os amigos (67%).
O estudo contesta ainda a ideia de que as redes sociais criariam uma bolha na qual as pessoas trocam ideias apenas com quem pensa de modo semelhante: 70% dos entrevistados afirmam acompanhar gente com visões de mundo diferentes das suas.
Facebook e Twitter não são as únicas redes sociais utilizadas para se informar. Na média, os entrevistados afirmaram usar três redes sociais diferentes para tanto e incluíram na lista YouTube, Instagram e Reddit.
Entre os mais jovens ouvidos pela pesquisa, o Facebook é apontado antes como uma ferramenta que eles precisam utilizar do que como um instrumento de lazer.
O engajamento com as notícias parece ser maior do que em gerações anteriores: a possibilidade de comentar, curtir e compartilhar reportagens leva os jovens a interagirem de modo mais pessoal com o noticiário.
Os participantes do estudo disseram ainda que fazem escolhas sobre seguir ou não uma pessoa segundo a confiabilidade e relevância das informações que ela posta.
Para a maioria deles, as redes sociais são o lugar em que podem "pescar" novidades ao acaso. Quando se interessam por algo e querem se aprofundar, recorrem a ferramentas de busca, não às fontes primárias de notícias, como os sites dos jornais.
Embora 93% dos jovens participantes do estudo americano acompanhem ao menos um veículo de notícias tradicional, 40% dizem aceitar pagar por um aplicativo ou serviço de notícias.

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