12 de março de 2015

Cerca de 1,7 milhão de jovens estão fora da escola no Brasil, diz Unicef

11 de março de 2015
Órgão divulgou os principais desafios do Ensino Médio no país. Violência, gravidez e trabalho precoce são os maiores problemas

Fonte: G1



Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (11) em Belo Horizonte aponta os principais desafios para a educação do ensino médio no Brasil, onde cerca de 1,7 milhão de adolescentes de 15 a 17 anos ainda está fora da escola. A publicação foi elaborada pelo Observatório da Juventude da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
De acordo com o estudo, os principais fatores apontados pelos jovens para justificar o abandono dos estudos são violência familiar e no entorno da escola, gravidez precoce e trabalho. Fatores como organização e infraestrutura da escola, falta de diálogo entre alunos e professores e desmotivação dos educadores também foram apontados.
Para Mário Volpi, coordenador do programa Cidadania dos Adolescentes do Unicef, o país conquistou muitos avanços no ensino médio, mas é necessário acelerar o processo para garantir a qualidade do ensino. “Os indicadores de acesso e permanência evoluíram, mas se caminharmos com as mesmas estratégias, só vamos conseguir universalizar o ensino médio em 30 anos”, pondera. Ainda de acordo com o coordenador, é necessário apoio do Ministério da Educação, para que o estudo seja aplicado à realidade das escolas e ela se torne positiva, com 100% dos adolescentes regulares no ensino médio.
Segundo o professor da UFMG responsável pelo projeto, Juarez Dayrell, os principais desafios apontados na pesquisa são: ampliar os investimentos, melhorar o fluxo escolar, mudar a organização e o currículo, valorizar o professor, lidar com os adolescentes retidos no ensino fundamental e trazer de volta para a escola os alunos excluídos do ensino médio.
Os parlamentares juvenis do Mercosul Mateus Meireles, do Amapá, e Joyce Cristina Moraes, do Pará, de 16 anos, acreditam que o principal ponto de atenção nos desafios apresentados no relatório é o relacionamento entre professor e aluno. “Existem muitos desafios a serem vencidos e o principal deles é a relação entre educador e educando. Quando há uma troca de vivências e diálogo respeitoso, nós passamos a gostar mais das aulas e aprendemos com muito mais facilidade”, ressaltam.
O relatório, “10 Desafios do Ensino Médio no Brasil”, traz análises e levantamentos extraídos de pesquisa realizada com 250 adolescentes que estão fora da escola ou em risco de abandoná-la. Grupos de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Belém (PA), Fortaleza (CE), São Paulo (SP) e Santana do Riacho (MG) foram entrevistados entre outubro e dezembro de 2012, e maio e novembro de 2013.
Adolescentes fora da escola
Do total de brasileiros com idade de 15 a 17 anos que estão fora da escola, a maioria está na Região Sudeste, com aproximadamente 610 mil (sempre com espaços) adolescentes nessa condição. Em seguida está a Região Nordeste, com mais de 556 mil. O menor número foi registrado na Região Centro-Oeste, onde cerca de 112 mil jovens abandonaram os estudos. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilio (Pnad) de 2011, o número de adolescentes de 15 a 17 aos analfabetos é maior do que o da população da mesma faixa etária que nunca frequentou escola. Mais de 142 mil jovens estão nessas condição, segundo o Pnad.

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