26 de agosto de 2011
| Correio Braziliense | Brasil | BR
Além da sala de aula
"De fato, a política pública no Brasil para a educação vem enfrentando esse histórico de deficiências na formação básica. Essa é uma luta cotidiana, que deve ser travada para produzir avanços importantes. Se me perguntarem se eu me surpreendo com os resultados da Prova ABC, a resposta é não. Porque tenho acompanhado a história da educação no país e é preciso reconhecer que os indicadores estão melhorando. Isso não significa que está bom, porque tem que melhorar muito mais. Obviamente, tem que haver uma melhoria no investimento para o ensino fundamental, incluindo o investimento por aluno nessa etapa da educação.Uma coisa que todos devem ficar atentos é no papel de todos os envolvidos nesse processo. O Ministério da Educação formula políticas públicas em colaboração com os estados e as prefeituras. Mas a responsabilidade da execução dessas políticas nesse nível de ensino é dos estados e das prefeituras. Essa pesquisa é importante porque dá subsídio para entender uma realidade nos estados. Afortunadamente, coisa que não é habitual no resto da América Latina, o Brasil vem contando com avaliações para entender a sua realidade."
Jorge Werthein, ex-representante da Unesco no Brasil
Jorge Werthein, ex-representante da Unesco no Brasil
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