A Sheika Moza bint Nasser, do Catar, fundadora da Organização não governamental Education Above All, visitou duas escolas da Rocinha, no Rio de Janeiro
Divulgação
Na ocasião, Sua Alteza conversou com professores e alunos da Escola Francisco de Paulo Brito sobre os benefícios que o programa está trazendo para a escola desde que foi implantado. A escola faz parte do programa Escolas do Amanhã, que é apoiado pela Fundação.
" O Brasil fez progresso nos últimos anos ao oferecer acesso à educação para a maioria de suas crianças. No entanto, ainda há uma pequena porcentagem de crianças que está fora da escola. O programa Educate A Child e o Brasil estão desenvolvendo uma parceria próspera, onde podemos aprender com os sucessos do país, assim como compartilhar nosso conhecimento para ajudar o Brasil a alcançar a educação primária universal", declarou Sheika Moza na manhã desta segunda.
Educate a Child é um programa global lançado por Sua Alteza no ano passado e que pretende ajudar crianças em áreas carentes a ter acesso a uma educação primária de qualidade. O programa apoia duas iniciativas no Brasil: Escolas do Amanhã e Nation Wide Advocacy.
No colégio, Sheika Moza conversou com os alunos e conheceu as salas de aula e computação e a biblioteca. “ É realmente inspirador ver a determinação dessas crianças em aprender e de seus professores e comunidades para lhes proporcionar ensino primário de qualidade apesar de todas as dificuldades de suas famílias”, comemorou.
O programa Nation Wide Advocacy será implementado por meio do Todos Pela Educação. Trata-se de um programa de mobilização das comunidades e escolas em áreas pobres do Rio e de São Paulo. Ele mobilizará o departamento de educação do governo, os municípios e as comunidades para desenvolverem soluções em conjunto com o objetivo de matricular crianças que tenham abandonado a escola.
Em seguida, Sua Alteza visitou a escola Andre Urani, também localizada na Rocinha. Esta escola faz parte do projeto Gente, uma iniciativa recente feita pelo Conselho Municipal de Educação do Rio de Janeiro em parceria com a UNESCO para melhorar o rendimento das escolas com baixo desempenho nas favelas. Sua Alteza conversou com alunos e funcionários sobre a abordagem inovadora do método de ensino.
O projeto Gente visa adaptar as instalações e as abordagens de ensino usando o que há de mais moderno em tecnologia. O currículo é concebido para estimular a autonomia do aluno e as salas de aula são diferentes de outras escolas. Cada aluno tem seu próprio laptop com aulas online elaboradas a cada semana. As aulas online são individuais de acordo com o nível de cada aluno que são avaliados ao final de cada semana.
Sobre o Escolas do Amanhã
O Programa Escolas do Amanhã, criado em 2009 pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, tem como objetivo reduzir a evasão escolar e melhorar a aprendizagem em 155 escolas do ensino fundamental localizadas nas áreas mais vulneráveis da cidade. Integram as estratégias do Programa cuidar do ambiente físico, acadêmico e social da escola e trabalhar para o desenvolvimento e promoção de uma cultura baseada em valores. O Programa desenvolve um conjunto de ações nas áreas de Educação, Saúde, Assistência Social, Esporte, Arte e Cultura, e conta com educação em tempo integral, atividades de reforço escolar, oficinas pedagógicas e culturais no contraturno, metodologias inovadoras de ensino, além de salas de saúde, leitura e informática.
Sobre o Educate a Child
Educate a Child é um programa universal lançado por Sua Alteza, Sheika Moza bint Nasser do Catar em novembro de 2012 cujo objetivo é reduzir significativamente o número de crianças sem acesso à educação. Inspirado pelo Millenium Develpment Goal (MDG 2,) que atua para que todas as crianças tenham acesso a um curso completo de educação primária de qualidade, Educate A Child está trabalhando com uma série de organizações internacionais e parceiros nacionais para desencadear avanços significativos em ajudar crianças das áreas mais pobre e marginalizadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário