17 de agosto de 2011

Celular como ferramenta do aprendizado


17 de agosto de 2011
Educação no Brasil | Diário de Pernambuco | PE




Educadoras da rede municipal do Recife aprenderam a usar o bluetooth, gravar vídeos e manusear blogs. Imagem: LAIS TELLES/ESP DP/D.A PRESS
O tempo em que a presença do celular nas salas de aula era condenada pela maioria dos professores parece estar chegando ao fim. Atentos às tendências do universo jovem, educadores de diferentes escolas municipais do Recife participaram de uma capacitação para manipular funções do aparelho celular e elaborar atividades na sala de aula. As oficinas aconteceram na quinta e sexta-feira da semana passada, no Centro de Formação de Educadores Paulo Freire, e fazem parte do projeto Telinha na Escola, fruto de uma parceria entre a Vivo, a ONG Casa da Árvore e a Prefeitura do Recife.
Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Brasil fechou o primeiro semestre deste ano com mais de 217 milhões de linhas de celular habilitadas. Levando em conta que o último censo, realizado em 2010, indicou que o Brasil tem 190 milhões de habitantes, isto implica dizer que tem mais celular do que gente, no país.
De acordo a educadora da ONG Casa da Árvore, Lívia Neiva, cerca de 20 professores de diferentes unidades de ensino aprenderam a compartilhar arquivos por bluetooth, gravar vídeos e manusear blogs, através de aulas práticas em grupo. "O projeto existe desde o ano passado e, até o final do corrente ano letivo, deve beneficiar 120 estudantes", explica.
A professora Maria de Fátima Ribeiro é diretora da Escola Municipal Padre Antônio Henrique, primeiro colégio a participar das atividades propostas com o celular. "Percebemos um envolvimento muito grande dos alunos. Eles até chegaram a fazer vídeos que foram exibidos em uma exposição na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Nós precisamos estar atualizados para acompanhar as gerações mais novas", comenta a diretora.
Fernanda Cristina Vieira, que ensina na Escola Municipal Mário Melo, também apontou a importância de rever as metodologias de ensino. "Eu tinha um blog, mas usava como se fosse uma lousa. É importante aprender novas maneiras de utilizar tecnologia, para criar um ambiente que estimule os estudantes", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário