23 de agosto de 2011

Governo do Estado lança Pacto Gaúcho pela Educação


22 de agosto de 2011
Educação e Ciências | O Nacional | Estado | RS

Um ato no Palácio Piratini nesta terça-feira (23), às 14h30, marcará o lançamento do Pacto Gaúcho pela Educação, resultado de debates na Câmara Temática do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. As recomendações do colegiado, acatadas pelo Pleno do CDES e pelo governador Tarso Genro são as seguintes: a) Formação de uma Rede entre o Governo do Estado, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), as Universidades Federais, as Universidades Comunitárias, os Institutos Federais (IFs) e os Centros de Pesquisa, Tecnologia e Inovação; b) Criação de um Comitê Gestor do Pacto Gaúcho pela Educação; c) Fortalecimento da Uergs e resgate do papel da instituição; d) Manutenção da Câmara Temática da Educação.
A Rede de instituições de Ensino Superior desenvolverá ações voltadas a professores da rede estadual, alunos do ensino médio e profissional além de trabalhadores. O objetivo é o de buscar maior qualidade do ensino, inovação tecnológica, pesquisa, promoção do conhecimento e capacitação profissional voltada às vocações e às cadeias produtivas locais.
Rede Escola de Governo
O ato também marca a assinatura do decreto e protocolo de intenções que estabelecerá as bases da Rede Escola de Governo. Será responsável pela implementação de um Sistema Integrado de Formação Continuada na Administração Pública, por meio de redes coletivas e transversais de cooperação, para multiplicar práticas inovadoras e inclusivas na gestão pública, por meio de cursos, atividades de ensino e pesquisa voltada ao setor público.
O Comitê Gestor do Pacto será composto por nove secretarias e órgãos de governo: Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico; Chefia de Gabinete do Governador; Educação; Trabalho e Desenvolvimento Social; Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social; Desenvolvimento e Promoção do Investimento; Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo; Administração e dos Recursos Humanos e Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário