Jorge Werthein

21 de novembro de 2016

Qual o impacto das universidades no crescimento econômico

  • André Cabette Fábio
  •  
    21 Nov 2016 (

    Dados do Brasil e do mundo apontam que instituições estão relacionadas a desenvolvimento. Um novo estudo aponta que aumento da renda supera investimentos do governo

     




    PESQUISA APONTA O IMPACTO DE UNIVERSIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
    Entre 2000 e 2010, o número de matriculados no ensino superior no Brasil teve crescimento de 102%, e a quantidade de formandos, de 135%. Os dados são do Inep (Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
    O aumento é impulsionado, de um lado, pela avaliação de que um diploma se reverte em renda maior, o que leva mais gente a buscá-lo e, de outro, pelo aumento do número de instituições de ensino superior no país, em especial as privadas. Isso é apontado pela pesquisa “O impacto do ensino superior sobre o trabalho e a renda dos municípios brasileiros”, publicado em agosto de 2016 pelo Centro de Políticas Públicas do Insper.
    De acordo com o trabalho, a presença de universidades tem um impacto palpável.  “O crescimento do ensino superior está associado ao aumento do salário médio, da taxa de ocupação e da renda per capita” dos municípios em que ele ocorre, diz o trabalho.
    O aumento de um ponto percentual de graduados entre os adultos de um município está associado, em média, ao crescimento de 0,4 pontos percentuais na taxa de ocupação, de 0,9% do salário médio e de 1,3% na renda domiciliar per capita.
    O Brasil perde hoje, de acordo com o Whed (sigla em inglês para Banco de Dados Mundial sobre Universidades), apenas para os Estados Unidos em número de universidades. O mapeamento é feito pela Associação Internacional de Universidades em parceria com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

    Universidades são um investimento que vale a pena?

    O diagnóstico de que universidades têm impacto positivo não é novo. Elas aumentam a qualificação e a produtividade dos trabalhadores e trazem polos de inovação - como ocorre no caso do Vale do Silício.
    Além disso, têm também um impacto direto sobre a quantidade de dinheiro que circula onde são implementadas. Elas trazem professores e alunos que gastam dinheiro na economia local.
    Nos casos em que são financiadas por dinheiro público federal, a implementação de universidades pode ser encarada, portanto, também como a simples transferência de recursos de um local para outro. Ou seja, têm um efeito que pode ser comparado à construção de estradas ou estruturação de um hospital federal, que geram empregos e gastos, estimulando a economia local.
    Os benefícios da abertura de unidades de ensino superior, porém, vai além de um desenvolvimento econômico que poderia ser trazido pelo investimento em qualquer outro setor. Publicado em agosto de 2016, o trabalho “O impacto econômico de universidades: evidências ao redor do globo” trata do assunto.
    Os pesquisadores cruzaram dados disponíveis no Whed sobre 16.326 universidades de 185 países, além de sua localização, data de fundação, campos de ensino e qualificações, e os cruzou com informações sobre PIB e outros dados econômicos de países a partir de 1955.
    A conclusão da pesquisa é a de que um crescimento de 10% em número de universidades leva a um aumento de 0,4% na renda do local em que isso ocorreu.
    Se o desenvolvimento econômico trazido por uma universidade dissesse respeito apenas aos gastos diretos que sua estrutura e alunos trazem, então esse desenvolvimento ocorreria principalmente nos anos iniciais de sua implementação. Mas não é isso que se observa. Os efeitos são duradouros, o que leva a crer que outros fatores têm importância.
    Segundo o trabalho, universidades aumentam a oferta de graduados qualificados, que melhora a produtividade das empresas locais. Além disso, impulsionam a inovação, que é medida pelos pesquisadores através do aumento dos registros locais de patentes.
    “É interessante notar que os países com o maior número de universidades em 1960 tiveram em geral taxas de crescimento maior entre 1960 e 2000”, diz o estudo.
    A pesquisa também afirma que, no longo prazo, as universidades estão relacionadas a pontos de vista mais favoráveis à democracia, até mesmo para cidadãos que não as frequentam.
    “Universidades parecem afetar as visões sobre democracia mesmo quando isolamos o fator capital humano, o que é consistente com a teoria de que elas podem ter algum papel em moldar instituições no longo prazo”, diz o estudo.
    O trabalho indica que essas instituições são um bom investimento público. E que este investimento se paga.
    Segundo os cálculos dos pesquisadores, se o Reino Unido implementasse uma nova universidade em cada uma de suas dez regiões, isso aumentaria a renda nacional em 0,7%. O que significa ganhos de £ 11 bilhões (R$ 46 bilhões). Um valor bem superior aos gastos governamentais, que seriam de £ 1,61 (R$ 6,7 bilhões).
    Postado por jorge werthein às 13:00
    Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
    Assinar: Postar comentários (Atom)

    Inscrever-se

    Postagens
    Atom
    Postagens
    Comentários
    Atom
    Comentários

    Postagens mais visitadas

    • Counting the Hungry
      By  MARTÍN CAPARRÓS SEPT. 27, 2014 Photo A malnourished 5-month-old was held by her mother in a camp in Mogadishu, Somalia, i...
    • MARCELO GLEISER, Superinteligência
      Criar máquinas com capacidade intelectual superior à nossa seria um triunfo ou uma ameaça? Comecei a ler o livro "Superintellig...
    • Atenção ao desmatamento
      O ESTADO DE S.PAULO 12 Setembro 2014 | 02h 05 O País vem obtendo avanços na luta contra o desmatamento da floresta amazônica, mas os...
    • Anatomia do ensino
      Em  pesquisa inédita , Datafolha mostra as  tendências  de 420 colégios privados de São Paulo DE SÃO PAULO Na escola de hoje, os a...
    • Desde el jueves, todos los temas y todas las voces de
      Iniciativa de la Fundación Noble Durante los 30 días de septiembre, Clarín publicará una nueva sección, con análisis y propuestas para...
    • Is Digital Connectedness Good or Bad for People?
      UPDATED  NOVEMBER 28, 2016 ,The New York Times André da Loba People of all ages are spending more and more time online. Does thi...
    • UNESCO: Analfabetismo funcional
      A recente divulgação dos dados da oitava edição do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), pesquisa realizada pelo Instituto Paulo Monte...
    • Educação falha tira metade do potencial produtivo do brasileiro
      Novo índice do Banco Mundial situa país na 81ª posição, atrás da Rússia e da China 10.out.2018 às 22h00   Dimi...
    • Education above all is 1st Qatari organisation to establish official relations with UNESCO
      December 05, 2015 - 6:52:53 pm   Doha: In recognition of its success in service to educational causes since its founding in 2012,...
    • President Obama’s path to performance pay
      Diplomatic Mission President Obama’s path to performance pay By Andy Smarick e ...

    Translate

    Perfil de Jorge Werthein

    Minha foto
    Ver meu perfil completo

    Jorge Werthein

    • Artigos Publicados
    • Livros

    Twitter

    Follow @jwerthein

    TRANSLATE THIS PAGE

    Pesquisar neste blog

    Visualizações deste Blog

    Seguidores

    Twitter

    Arquivo do blog

    • ►  2018 (56)
      • ►  outubro (2)
      • ►  julho (6)
      • ►  junho (13)
      • ►  maio (9)
      • ►  abril (6)
      • ►  março (7)
      • ►  fevereiro (7)
      • ►  janeiro (6)
    • ►  2017 (625)
      • ►  dezembro (45)
      • ►  novembro (28)
      • ►  outubro (76)
      • ►  setembro (73)
      • ►  agosto (42)
      • ►  julho (11)
      • ►  junho (58)
      • ►  maio (82)
      • ►  abril (45)
      • ►  março (44)
      • ►  fevereiro (56)
      • ►  janeiro (65)
    • ▼  2016 (591)
      • ►  dezembro (100)
      • ▼  novembro (71)
        • Abandono escolar de jovem tem custo igual a gasto ...
        • The AltSchool: Progressivism Redux (Part 3) by lar...
        • Professor Watchlist Is Seen as Threat to Academic ...
        • Is Digital Connectedness Good or Bad for People?
        • Estudo não aumenta eficiência do trabalho no Brasi...
        • Educação: A qualidade da inclusão
        • Dados de 2015 do IBGE mostram que distância salari...
        • Escola do século 19 precisa se adaptar a alunos do...
        • Cómo la tecnología permite repensar el futuro educ...
        • 20% dos futuros professores no Brasil têm 'nota ve...
        • The AltSchool: Progressivism Redux (Part 2) by lar...
        • A corrupção da bondade, Cristovam Buarque
        • Castro’s Revolution, Illustrated
        • Desigualdade cai mesmo com queda da renda dos mais...
        • Educação contra a violência virtual
        • Secretary of Education in the US: The Risk with Be...
        • El 30% de las embarazadas en América Latina es men...
        • Para garantir que todos estejam na escola, nenhum ...
        • Armas sem lei
        • Pesquisa revela o que crianças do mundo pensam sob...
        • Cresce o número de mortes violentas entre adultos ...
        • Coments againts Betsy deVos, new Secretary of Educ...
        • Revisiting Progressivism: Then and Now (Part 1) by...
        • Why Donald Trump’s Education Pick Would Face Barri...
        • Alfredo Hernando Calvo: "Tener tecnología en la es...
        • Jovem não sabe distinguir notícia falsa, mostra es...
        • Cai ritmo do crescimento do desenvolvimento humano...
        • El 90% de los adolescentes usa el primer link que ...
        • Graduation Rates: What Does a Diploma Tell Us? – b...
        • Qual o impacto das universidades no crescimento ec...
        • O Ensino Médio lá fora, Antonio Gois
        • Why Students Can’t Google Their Way to the Truth (...
        • Educação: Desigualdade Perene
        • O peso da educação dos pais
        • Inclusão desigual amplia distância entre negros e ...
        • O que fazer para que a reforma do ensino médio dê ...
        • Educação para lançar foguetes
        • Los países que mejores y peores notas sacan en Edu...
        • Cartoons on Teachers and Kids in School by larrycuban
        • Claudia Costin:No desafio da equidade, todos quer ...
        • Clarin.comSociedad16/11/16 Sin oportunidades: uno ...
        • As meias-verdades do Enem por escola
        • Violencia no Brasl
        • PNAD 2014: nível de escolarização dos pais influen...
        • Doing Well By Doing Good: For-Profit Schools by la...
        • Bullying in the Age of Trump
        • Campuses Confront Hostile Acts Against Minorities ...
        • Uma em cada 7 escolas da cidade de SP registra ao ...
        • Estudos apontam bom desempenho de beneficiados por...
        • MARIA ALICE SETUBAL: A voz dos jovens
        • Professor recebe até 39% menos que profissional co...
        • Jorge Werthein: Educação: O exemplo espanhol
        • jorge Werthein: Violência, juventude, economia e e...
        • Teacher Quality and Learning Outcomes in Kindergarten
        • Un novo Patamar, Ana María Machado
        • Clima – acordos não faltam, só soluções
        • Cármen Lúcia lamenta preso custar mais que estudan...
        • A sociedade da informação e seus desafios, Jorge W...
        • Para além de escola com ou sem partido
        • Como formar os melhores professores do mundo, éric...
        • Antonio Gois: O xadrez das ocupações
        • Truque sujo no Enem
        • Bernardete Gatti: "Nossas faculdades não sabem for...
        • O papel econômico da educação
        • Merval Pereira, Educação para o Trabalho
        • Argentina: El 75% de la sociedad cree que el siste...
        • Um em cada cinco jovens na América Latina não estu...
        • Creches e primeira infância, desafios dos novos pr...
        • ‘Estudantes querem política na escola e estão dize...
        • Brasil teve a maior piora em índice que mede 'bem-...
      • ►  outubro (40)
      • ►  setembro (97)
      • ►  agosto (46)
      • ►  julho (46)
      • ►  junho (34)
      • ►  maio (21)
      • ►  abril (14)
      • ►  março (34)
      • ►  fevereiro (39)
      • ►  janeiro (49)
    • ►  2015 (648)
      • ►  dezembro (24)
      • ►  novembro (35)
      • ►  outubro (42)
      • ►  setembro (37)
      • ►  agosto (32)
      • ►  julho (29)
      • ►  junho (73)
      • ►  maio (103)
      • ►  abril (78)
      • ►  março (70)
      • ►  fevereiro (45)
      • ►  janeiro (80)
    • ►  2014 (1457)
      • ►  dezembro (122)
      • ►  novembro (76)
      • ►  outubro (92)
      • ►  setembro (170)
      • ►  agosto (116)
      • ►  julho (108)
      • ►  junho (135)
      • ►  maio (115)
      • ►  abril (109)
      • ►  março (134)
      • ►  fevereiro (109)
      • ►  janeiro (171)
    • ►  2013 (2465)
      • ►  dezembro (159)
      • ►  novembro (192)
      • ►  outubro (168)
      • ►  setembro (154)
      • ►  agosto (171)
      • ►  julho (218)
      • ►  junho (211)
      • ►  maio (184)
      • ►  abril (232)
      • ►  março (297)
      • ►  fevereiro (206)
      • ►  janeiro (273)
    • ►  2012 (4801)
      • ►  dezembro (314)
      • ►  novembro (346)
      • ►  outubro (339)
      • ►  setembro (366)
      • ►  agosto (403)
      • ►  julho (430)
      • ►  junho (428)
      • ►  maio (555)
      • ►  abril (485)
      • ►  março (369)
      • ►  fevereiro (333)
      • ►  janeiro (433)
    • ►  2011 (3850)
      • ►  dezembro (338)
      • ►  novembro (430)
      • ►  outubro (436)
      • ►  setembro (441)
      • ►  agosto (401)
      • ►  julho (333)
      • ►  junho (320)
      • ►  maio (290)
      • ►  abril (295)
      • ►  março (182)
      • ►  fevereiro (198)
      • ►  janeiro (186)
    • ►  2010 (1258)
      • ►  dezembro (168)
      • ►  novembro (139)
      • ►  outubro (103)
      • ►  setembro (128)
      • ►  agosto (92)
      • ►  julho (104)
      • ►  junho (59)
      • ►  maio (107)
      • ►  abril (130)
      • ►  março (175)
      • ►  fevereiro (53)
    • ►  2008 (4)
      • ►  agosto (4)
    • ►  2007 (1)
      • ►  agosto (1)

    Popular Posts

    • Counting the Hungry
      By  MARTÍN CAPARRÓS SEPT. 27, 2014 Photo A malnourished 5-month-old was held by her mother in a camp in Mogadishu, Somalia, i...
    • MARCELO GLEISER, Superinteligência
      Criar máquinas com capacidade intelectual superior à nossa seria um triunfo ou uma ameaça? Comecei a ler o livro "Superintellig...
    • Atenção ao desmatamento
      O ESTADO DE S.PAULO 12 Setembro 2014 | 02h 05 O País vem obtendo avanços na luta contra o desmatamento da floresta amazônica, mas os...
    • Anatomia do ensino
      Em  pesquisa inédita , Datafolha mostra as  tendências  de 420 colégios privados de São Paulo DE SÃO PAULO Na escola de hoje, os a...
    • Desde el jueves, todos los temas y todas las voces de
      Iniciativa de la Fundación Noble Durante los 30 días de septiembre, Clarín publicará una nueva sección, con análisis y propuestas para...
    • Is Digital Connectedness Good or Bad for People?
      UPDATED  NOVEMBER 28, 2016 ,The New York Times André da Loba People of all ages are spending more and more time online. Does thi...
    • UNESCO: Analfabetismo funcional
      A recente divulgação dos dados da oitava edição do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), pesquisa realizada pelo Instituto Paulo Monte...
    • Educação falha tira metade do potencial produtivo do brasileiro
      Novo índice do Banco Mundial situa país na 81ª posição, atrás da Rússia e da China 10.out.2018 às 22h00   Dimi...
    • Education above all is 1st Qatari organisation to establish official relations with UNESCO
      December 05, 2015 - 6:52:53 pm   Doha: In recognition of its success in service to educational causes since its founding in 2012,...
    • President Obama’s path to performance pay
      Diplomatic Mission President Obama’s path to performance pay By Andy Smarick e ...
    Tecnologia do Blogger.