8 de outubro de 2014

Voto na educação, JORGE WERTHEIN

08/10/2014 , O Globo

Economia depende de profissionais qualificados

Os brasileiros avaliam prós e contras dos candidatos aos cargos eletivos em disputa no segundo turno das eleições deste ano. Contam, para isso, com a contribuição de noticiários, entrevistas, debates e programas políticos no rádio e na TV. No centro das reflexões, alguns temas se destacam: economia, saúde, segurança pública, educação.
Ao compartimentar questões, é possível que milhões de brasileiros ignorem importante detalhe. Entre todos os temas prioritários para o Brasil neste momento, a educação é o de mais longo alcance, e sua transversalidade é possivelmente a maior.
É evidente que a situação econômica, associada a emprego, geração de renda, aumento de produção e de consumo, entre outros fatores relacionados ao crescimento do país, é peça-chave para solução de numerosos problemas.
No entanto, antes dela, há questão ainda mais relevante: a educação de qualidade para todos ao longo de toda a vida. Essa deve ser a candidata predileta dos eleitores. Afinal, dela depende o futuro da economia, da saúde, da segurança pública e de outras preocupações dos brasileiros.
Se a educação não estiver no centro das políticas públicas, as demais áreas terão menos chances de avançar. Sabe-se que a economia — em particular o chamado setor produtivo — depende de profissionais qualificados. Ponto para a educação!
Sabe-se que o êxito das políticas públicas de saúde depende do investimento em ações preventivas. Parte das doenças que levam milhões de pessoas a postos de saúde e hospitais tem como causa a falta de ações e políticas de prevenção. Só toma medidas preventivas quem tem algum conhecimento. Ponto para a educação!
Sabe-se também que a violência preocupa os brasileiros há décadas. Os índices de homicídio no Brasil são alarmantes, assim como os de morte por acidentes automobilísticos, entre outros crimes e infrações. Não há policiamento que baste, por si só, para conter tantas ações violentas, sejam de indivíduos, sejam de grupos.
Escolas de qualidade, que eduquem para valores humanos, podem prevenir expressiva parcela dessa cultura de violência. Uma formação adequada, baseada em valores éticos elevados, pode contribuir para a redução da agressividade. Ponto para a educação!
Sabe-se que as crianças que frequentam escolas desde tenra idade têm mais chances de construir itinerários educativos de sucesso e se tornarem pessoas adultas mais conscientes de seus deveres sociais e mais produtivas, condição importante para o progresso do país e a redução das desigualdades e assimetrias que existem hoje no Brasil. Ponto para a educação!
É possível enumerar mais uma série de problemas que a educação talvez não solucione sozinha, mas que certamente auxilia a resolver, com a vantagem de fazê-lo de maneira sustentável.
Uma educação de qualidade para todos ao longo de toda a vida é, de longe, a melhor candidatura que o Brasil possui para preservar suas inegáveis conquistas e alcançar patamares ainda mais elevados de desenvolvimento socioeconômico.
Jorge Werthein é sociólogo e foi representante da Unesco no Brasil e nos Estados Unidos


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/opiniao/voto-na-educacao-14174916#ixzz3FXrCdgnX 

Nenhum comentário:

Postar um comentário