O presidente da Câmara Rio-grandense do Livro (CRL), João Carneiro, acredita que eventos como a Feira do Livro da Capital e a Jornada Literária de Passo Fundo incentivam a leitura. "Apesar de ser o Estado com o maior índice de leitura no país, o RS ainda tem regiões onde a leitura é baixa. Por isso, ainda são necessárias ações de incentivo e de valorização da leitura", avaliou.
Ontem, o presidente da CRL se reuniu com o deputado estadual Miki Breyer, onde foi proposta a criação de uma Frente Parlamentar Gaúcha de Incentivo à Leitura. E para comemorar a data, a CRL homenageia hoje destaques do setor literário, como escritores, instituições e personalidades. Entre eles, o diretor comercial da Rádio Guaiba, João Müller, pelas campanhas de doação de livros; e o concurso "Ler É Tudo, Leia Mais", do Grupo Record/RS.
Ontem, a Unesco anunciou a criação do Observatório Mundial da Luta contra a Pirataria na Edição de Livros, uma plataforma gratuita na Internet, que reunirá informações sobre políticas e medidas dos estados-membros dessa organização.
DADOS SOBRE LEITURA NO RS
Segundo pesquisa da Câmara Rio-grandense do Livro (de 2007), o RS é o Estado com mais leitores no país.
O índice de leitura no RS é de 5,5 livros per capita. Enquanto a média nacional é 3,7 livros por habitante.
As regiões de Porto Alegre e de Passo Fundo são as que têm o maior índice de leitura no Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário