23 de abril de 2010

| Correio do Povo - RS

Hoje é o Dia Mundial do Livro

Hoje é o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor e também Dia de São Jorge. Mas o que muitas pessoas não sabem é que essas datas estão interligadas. Isso porque a Unesco escolheu o 23 de abril como o Dia do Livro, baseada em antiga tradição da Catalunha (Espanha), de dar rosas e livros, juntando os festejos alusivos ao santo guerreiro; e à data de falecimento de Miguel de Cervantes e William Shakespeare.

O presidente da Câmara Rio-grandense do Livro (CRL), João Carneiro, acredita que eventos como a Feira do Livro da Capital e a Jornada Literária de Passo Fundo incentivam a leitura. "Apesar de ser o Estado com o maior índice de leitura no país, o RS ainda tem regiões onde a leitura é baixa. Por isso, ainda são necessárias ações de incentivo e de valorização da leitura", avaliou.

Ontem, o presidente da CRL se reuniu com o deputado estadual Miki Breyer, onde foi proposta a criação de uma Frente Parlamentar Gaúcha de Incentivo à Leitura. E para comemorar a data, a CRL homenageia hoje destaques do setor literário, como escritores, instituições e personalidades. Entre eles, o diretor comercial da Rádio Guaiba, João Müller, pelas campanhas de doação de livros; e o concurso "Ler É Tudo, Leia Mais", do Grupo Record/RS.

Ontem, a Unesco anunciou a criação do Observatório Mundial da Luta contra a Pirataria na Edição de Livros, uma plataforma gratuita na Internet, que reunirá informações sobre políticas e medidas dos estados-membros dessa organização.

DADOS SOBRE LEITURA NO RS

Segundo pesquisa da Câmara Rio-grandense do Livro (de 2007), o RS é o Estado com mais leitores no país.

O índice de leitura no RS é de 5,5 livros per capita. Enquanto a média nacional é 3,7 livros por habitante.

As regiões de Porto Alegre e de Passo Fundo são as que têm o maior índice de leitura no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário