13 de abril de 2010

Livro "retratos da leitura"

com download gratuito no site da imprensa oficial

Disponível no endereço www.imprensaoficial.com.br/retratosdaleitura, livro aponta os resultados da maior pesquisa já realizada sobre a leitura no País e apresenta artigos de especialistas.

Lançado durante a 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o livro "Retratos da Leitura", coordenado pelo jornalista Galeno Amorim e editado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo em parceria com o Instituto Pró-Livro, está à disposição dos internautas para download gratuito. O endereço é www.imprensaoficial.com.br/retratosdaleitura.

Dividido em 11 capítulos, o livro reúne os resultados mais expressivos do estudo, realizado pelo Instituto Pró-Livro, sobre os hábitos de leitura do brasileiro. Traz ainda artigos de escritores, pesquisadores e pessoas comprometidas com o avanço da leitura no País, como o escritor Moacyr Scliar, que escreveu sobre o valor simbólico do ato de ler. "Em se tratando de leitores jovens, é melhor apresentar a leitura como um convite amável, não como tarefa, como uma obrigação que, ao fim e ao cabo, solapam o próprio simbolismo da leitura, transformada num trabalho árido quando não penoso". E completa: "A casa da leitura tem muitas portas, e a porta do prazer é das mais largas e acolhedoras".

A obra apresenta ainda, entre outros, textos de Felipe Lindoso, jornalista e autor de O Brasil pode ser um país de leitores?; Maria Antonieta Antunes Cunha, doutora em Letras e professora da Universidade Federal de Minas Gerais e PUC-MG; Lucília Helena do Carmo Garcez, mestre em Teoria da Literatura pela UnB; e Jorge Werthein, diretor da Ritla (Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana).

Esta não é a primeira iniciativa da Imprensa Oficial nesse sentido. Desde dezembro de 2009, a empresa mantém o site www.imprensaoficial.com.br/colecaoaplauso, que permite o download gratuito de 174 livros da Coleção Aplauso. A coleção reúne grande parte da memória artística nacional, entre biografias, roteiros de cinema, perfis e histórias de emissoras de TV. Até o momento o portal teve 45 mil acessos, com 2,1 milhões de páginas visualizadas e cerca de 50 mil downloads feitos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário