8 de setembro de 2014

Após resultado do Ideb, secretário de Educação do Rio anuncia bônus para 20 mil servidores

7 GLOBO - Últimas notícias by Gabriela Lapagesse  /  ,8/9/2014

RIO - Ainda comemorando os resultados obtidos pelo estado do Rio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que pulou da 15ª para a 4ª posição, o secretário estadual de Educação, Wilson Risolia Rodrigues, anunciou um bônus de R$ 68 milhões para 20 mil servidores das 402 unidades escolares que alcançaram a meta de 2013. O pagamento será feito entre o final de setembro e início de outubro, e os valores variam entre meio salário e três salários base.
- O que nos deixa mais feliz é saber que com esse resultado temos menos crianças no crime e nas drogas. Agora elas estão ocupadas e com um ensino de qualidade - disse Risolia, lembrando que houve uma diminuição no abandono de escola.
Risolia anunciou ainda que vai entregar mais quatro unidades escolares reformadas, entre elas uma escola trilíngue. Além disso, ele afirmou que serão inauguradas outras duas unidades, uma em Teresópolis que vai beneficiar 1.500 estudantes, e outra no Complexo da Maré que vai unir o ensino médio com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e terá parceria com a Faetec. A nova unidade na Maré vai atender 680 alunos e teve um custo de R$ 16 milhões.
- Não abrimos escolas bilíngues ou trilíngues porque achamos bonito. É porque é importante, pois temos as Olimpíadas em dois anos - disse o secretário.
Com média 3,6, o Rio ficou atrás apenas de Goiás, São Paulo e Rio Grande do Sul. O resultado apresenta um aumento de 13% em relação ao estudo anterior, feito em 2011/2012. Na cidade do Rio de Janeiro, o quadro é de estagnação na rede municipal, com recuo de 0,1% no Ideb dos anos iniciais do ensino fundamental. O índice caiu de 5,4 para 5,3. Ainda assim, o valor fica dentro da meta de 5,3 prevista para 2013. Já nas séries finais do ensino fundamental, a nota permanece em 4,4 nos dois anos. Neste caso, a meta era chegar em 4,6 em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário