10 de setembro de 2014

Universidade no Brasil: Por maior internacionalização, escolas criam cursos em inglês

RUF 2014


Iniciativa foi motivada pelo 'Ciência sem Fronteiras'
STEFANIE SILVEIRADE SÃO PAULO, Folha de S.Paulo, 10/9/2014

Motivadas pela necessidade de aumentar sua inserção internacional --um dos critérios avaliados pelo RUF (Ranking Universitário Folha) lançado nesta segunda-feira (8)--, algumas escolas de ensino superior brasileiras começam a oferecer disciplinas de graduação em inglês.
São matérias optativas ou versões alternativas de disciplinas obrigatórias, ministradas por professores brasileiros fluentes ou por estrangeiros --ainda tão poucos que, neste ano, a quantidade docentes estrangeiros por instituição deixou de ser considerada no RUF porque não altera a nota de cada escola.
A UFV (Universidade Federal de Viçosa), em MG, começou neste ano a oferecer aulas em inglês em computação, agronomia e nutrição.
Os docentes tiveram um treinamento didático feito em parceria com a Universidade de Queensland, da Austrália.
Segundo o diretor de Relações Internacionais da UFV, Vladimir Oliveira Di Iório, que dá aula em inglês, o Ciência sem Fronteiras, programa do governo federal que concede bolsas de estudos no exterior, estimulou a ideia.
Em São Paulo, o curso de direito da Fundação Getulio Vargas --conhecido como "FGV law"-- também tem aulas em inglês.
A escola envia anualmente alunos para cerca de cem locais fora do país e afirma que também recebe muitos estudantes estrangeiros.
"Bicampeã" do RUF no indicador de internacionalização, que mede o grau de colaboração da instituição com outros países, a UFABC ainda não tem cursos em inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário