20 de julho de 2012

Escola integral atenderá 80% dos estudantes em Pernambuco

Jornal do Comercio, 20/7/2012


As aulas na rede estadual de ensino recomeçaram ontem, após o recesso do meio do ano, com a promessa de ampliação da educação em horário integral para 80% dos estudantes das turmas de nível médio, até 2014. Hoje, o Estado oferece o ensino nos dois turnos para secundaristas matriculados em 117 escolas. Outras cem funcionam no regime semi-integral, com os dois horários duas vezes por semana, alcançando ao todo 134 municípios pernambucanos. A meta é chegar às 185 cidades.
Aumentar a educação é uma forma de reduzir a violência. Não basta investir em polícia e segurança , defendeu o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, ao discursar para os estudantes, pela manhã, na abertura do segundo semestre letivo. A solenidade foi realizada na Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano, inaugurada ontem na Avenida Cruz Cabugá, área central do Recife.
Para uma plateia formada por alunos de escolas mantidas pelo Estado na capital, o governador destacou o bom desempenho de Pernambuco no Mapa da Violência 2012: Crianças e Adolescentes do Brasil, realizado pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais da Unesco. Pernambuco é único Estado do Nordeste que conseguiu reduzir a violência na última década. Precisamos conquistar as pessoas para o caminho da formação , disse.
Além de inaugurar o novo prédio do Ginásio Pernambucano a escola funcionava num imóvel alugado na Rua do Hospício, desde 2001 o governador iniciou a distribuição de notebooks (com função de tablet) aos alunos do ensino médio e de microfones para professores. Até o próximo mês de setembro, a Secretaria Estadual de Educação fornecerá 170 mil computadores de mão aos alunos dos 2º e 3º anos.
Mais do que um notebook, essa é uma ferramenta pedagógica, vem com dez livros paradidáticos (clássicos requisitados em vestibulares e Enem), caneta para escrever e pode ser usado como tablet , afirmou o secretário de Educação do Estado, Anderson Gomes. Se o aluno perder ou for roubado, o notebook é apagado remotamente e não pode ser usado.
Alunos do Ginásio Pernambucano aprovaram as novas instalações da escola. Agora temos estrutura para estudar de forma adequada. O ensino é bom, mas o outro prédio era muito precário , disse Juliana Marques. Ela cursa o 2º ano no colégio. A escola ficou melhor do que eu esperava, é ótimo estudar num lugar assim , completou Keity Malony Emanuele da Silva, aluna do 1º ano.
Ontem, a secretaria entregou notebooks a alunos de escolas da capital. Vai facilitar meus trabalhos e minhas pesquisas sobre a profissão que quero seguir, fisioterapia , avaliou Bruna Manuelly de Melo, concluinte do ensino médio da Escola Almirante Tamandaré.
Este ano, o governo entregará cerca de 20 mil microfones aos professores, para uso durante as aulas. Seis mil já tinham sido disponibilizados anteriormente. Agora, todos os 26 mil educadores terão seu equipamento. Nunca tive problema de voz, mas será bom , disse Hertz Mariano, professor de física do Ginásio Pernambucano.
O Estado mantém 1.101 escolas (84 reiniciam as aulas depois, dez por estarem em obras e as demais têm calendário unificado com a rede municipal) e mais de 750 mil estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário