23 de dezembro de 2014
No entanto, percentual de alunos proficientes em português e matemática no 5º ano cresceu
João Bittar/MEC
Do Todos Pela Educação
Levantamento feito pelo Todos Pela Educação (TPE) com base na proficiência dos alunos nas avaliações da Prova Brasil e do Saeb realizadas em 2013, mostra que somente 9,3% dos alunos do 3º ano do Ensino Médio aprenderam o considerado adequado pelo movimento em Matemática, e 27,2% em Português. Os números são menores do que os verificados em 2011, então respectivamente 10,3% e 29,2%. Os dados fazem parte do monitoramento da Meta 3 do Todos Pela Educação – Todo aluno com aprendizado adequado ao seu ano. Em ambas as disciplinas o país ficou abaixo da meta intermediária* definida pelo TPE para o ano de 2013, que eram de 28,3% em Matemática e 39% em Português.
Levantamento feito pelo Todos Pela Educação (TPE) com base na proficiência dos alunos nas avaliações da Prova Brasil e do Saeb realizadas em 2013, mostra que somente 9,3% dos alunos do 3º ano do Ensino Médio aprenderam o considerado adequado pelo movimento em Matemática, e 27,2% em Português. Os números são menores do que os verificados em 2011, então respectivamente 10,3% e 29,2%. Os dados fazem parte do monitoramento da Meta 3 do Todos Pela Educação – Todo aluno com aprendizado adequado ao seu ano. Em ambas as disciplinas o país ficou abaixo da meta intermediária* definida pelo TPE para o ano de 2013, que eram de 28,3% em Matemática e 39% em Português.
No Ensino Fundamental, o 5º ano apresentou uma melhora. Passou de 40% de alunos com aprendizado adequando em Português em 2011, para 45,1% na última avaliação, e de 36,3% em Matemática, para 39,5%. Contudo, o avanço não foi suficiente para atingir as metas intermediárias em Língua Portuguesa (47,9%) e Matemática (42,3%).
Já no 9º ano do EF, o percentual de alunos com aprendizado adequando em 2013 foi de 28,7% em Português, acima do verificado em 2011 (27%). Em Matemática, porém, o indicador caiu de 16,9% para 16,4%. As metas intermediárias para 2013 para essa etapa eram de, respectivamente, 42,9% e 37,1%.
O movimento considera que tem aprendizado adequado o aluno que atinge ou supera as seguintes pontuações para cada disciplina em cada ano avaliado.
Língua Portuguesa | Matemática | |
5º ano do Ensino Fundamental | 200 | 225 |
9º ano do Ensino Fundamental | 275 | 300 |
3º ano do Ensino Médio | 300 | 350 |
5º do no Ensino Fundamental
No 5º ano do EF, as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul atingiram as metas para 2013 tanto em Português como em Matemática, e Norte e Nordeste, mesmo tendo metas menores, ficaram abaixo de desempenho esperado. Em relação aos estados, 15 deles cumpriram as metas em Português e 13 em Matemática. Apenas 12 estados atingiram as metas em ambas as disciplinas. Somente 3 estados atingiram essas metas desde 2007: Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Norte.
No 5º ano do EF, as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul atingiram as metas para 2013 tanto em Português como em Matemática, e Norte e Nordeste, mesmo tendo metas menores, ficaram abaixo de desempenho esperado. Em relação aos estados, 15 deles cumpriram as metas em Português e 13 em Matemática. Apenas 12 estados atingiram as metas em ambas as disciplinas. Somente 3 estados atingiram essas metas desde 2007: Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Norte.
Quando se comparam os dados entre os estados, as desigualdades regionais são evidentes nos indicadores de aprendizagem. No 5º ano do EF, por exemplo, enquanto o Distrito Federal, unidade da federação com maior desempenho, teve 60,8% dos alunos com proficiência adequada em Português, o Maranhão, estado com menor desempenho nessa disciplina, teve apenas 23,4%. Em Matemática, a diferença do percentual de alunos com aprendizado adequado no 5º ano dos estados com maior e menor desempenho, respectivamente Paraná (55,8%) e Amapá (15,6%) é ainda maior: 40,2 pontos percentuais.
9º ano do Ensino Fundamental
Em relação ao 9º ano do EF, todas as regiões e estados ficaram abaixo das metas intermediárias e as disparidades também são grandes nessas etapas. Entre os estados com maior e menor desempenho em Português, Minas Gerais (38,3%) e Alagoas (15%), e Matemática, Minas Gerias (25%) e Amapá (5,2%), no 9º ano do EF, a diferença em pontos percentuais é de 23,3 e 19,8, respectivamente. Em 2011, 6 estados tinham atingido as metas intermediárias para Português no 9º ano do EF, e 1 para Matemática.
9º ano do Ensino Fundamental
Em relação ao 9º ano do EF, todas as regiões e estados ficaram abaixo das metas intermediárias e as disparidades também são grandes nessas etapas. Entre os estados com maior e menor desempenho em Português, Minas Gerais (38,3%) e Alagoas (15%), e Matemática, Minas Gerias (25%) e Amapá (5,2%), no 9º ano do EF, a diferença em pontos percentuais é de 23,3 e 19,8, respectivamente. Em 2011, 6 estados tinham atingido as metas intermediárias para Português no 9º ano do EF, e 1 para Matemática.
3º ano do Ensino Médio
No 3º ano do EM, o estado com maior desempenho nos indicadores (Distrito Federal, com 40,2 %) tem 28 pontos percentuais a mais de alunos com aprendizado adequado em relação ao estado com o menor desempenho (Maranhão, 12,2%) em Português. Já em Matemática, a diferença entre o maior percentual alcançado (Distrito Federal, com 17%) e o menor (Roraima, 2,7%) é de 14,3 pontos percentuais. Em 2011, 12 estados haviam atingido as metas intermediárias para Português, e nenhum em Matemática.
No 3º ano do EM, o estado com maior desempenho nos indicadores (Distrito Federal, com 40,2 %) tem 28 pontos percentuais a mais de alunos com aprendizado adequado em relação ao estado com o menor desempenho (Maranhão, 12,2%) em Português. Já em Matemática, a diferença entre o maior percentual alcançado (Distrito Federal, com 17%) e o menor (Roraima, 2,7%) é de 14,3 pontos percentuais. Em 2011, 12 estados haviam atingido as metas intermediárias para Português, e nenhum em Matemática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário