23 de março de 2012

A procura do novo, Eloi Garcia


Jornal da ciência, 23 de março,2012

 
Eloi S. Garcia é ex-presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pesquisador titular do Instituto Oswaldo Cruz, assessor da presidência do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, e membro da Academia Brasileira de Ciências (desde 1982). Artigo enviado ao JC Email pelo autor.

A solução dos principais problemas econômicos que afetam os países depende, em parte, da imaginação e criatividade das Universidades, Institutos de Pesquisas e Indústrias. Em crise é importante aprender a desenvolver novos pensamentos e idéias buscando soluções rápidas para os problemas enfrentados.

Ter a mente aberta e criativa, fugir do convencional e criar um ambiente propício para novas soluções é a estrada a ser seguida. Os processos e produtos originais das empresas melhoram suas atividades em tempos de turbulências sociais e econômicas.

As organizações necessitam de pessoas com muita curiosidade, paixão e vontade de buscar o inovativo, original e rentável. Ser inovativo, inclusive, depende das similaridades e diferenças entre criatividade e desenvolvimento. Entre eles está à curiosidade, definida como a capacidade da busca de inspiração e habilidade de transformar um conhecimento novo em algum produto rentável.

Tem que ter paixão e clareza nos objetivos, equipes inovadoras multidisciplinares que trabalham de maneira dirigida ou orientada - além de diminuir a burocracia que destrói - e buscam resultados desenvolvidos pela criatividade. Hoje está claro que a criatividade é a habilidade mais importante para o futuro de uma empresa com pensamento globalizante.

O saber inovar em processos, produtos e serviços, são características do mundo do futuro. Diminuir as estruturas arcaicas das empresas que afugentam a criatividade e inovação ao invés de estimulá-las é fundamental.

Imaginação e criatividade são inatas a qualquer pessoa e devem ser desenvolvidas, preservadas ou recuperadas. É importante fugir do conceito tradicional de inovação de como criar produtos, mas também desenvolver atitude de um pensamento novo e criativo. Sem criatividade não há inovação industrial.

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