22 de novembro de 2013

Prefeitura de Vitória discute segurança em Gabinete Online


O prefeito Luciano Rezende entende que a segurança pública também é uma atribuição do município

Livia Francez
21/11/2013 12:58 - Atualizado em 21/11/2013 18:25


Na noite desta quarta-feira (20) a prefeitura de Vitória realizou mais uma webconferência do Gabinete Online. Com o tema segurança pública. o debate teve a participação do prefeito Luciano Rezende; do secretário Municipal de Segurança Urbana, coronel Wellington da Costa Ribeiro; de Thiago Fabres, mestre e doutor em Direito e criminalidade, advogado criminalista e especialista em segurança pública; e Márcia Barros Ferreira Rodrigues, professora de pós-graduação da Ufes, que atua em pesquisa e diagnostico sóciocriminal com ênfase no homicídio juvenil. 
 
O prefeito ressaltou que, ao contrário do senso comum, acredita que a segurança pública também é uma atribuição do município, na medida em que haja integração com o Estado para aumentar a sensação de segurança da sociedade. Ele salientou que a administração municipal atua em diversas frentes para combater a violência, apontando os serviços de assistência social, educação e habitação para dar proteção social aos moradores. 
 
Luciano lembrou que é necessária a atuação na família para criar um ambiente em que crianças e jovens não sejam recrutados por criminosos. Ele completou que este trabalho deve ser feito em longo prazo e que ações isoladas não resolvem o problema da segurança pública e da violência, por isso, deve haver a integração do Estado e dos municípios da Região Metropolitana para o desenvolvimento de um trabalho que beneficie todos os municípios.  
 
Wellington da Costa Ribeiro ressaltou que foi realizado um concursos público para a contratação de 150 novos agentes da Guarda Municipal. Ele afirmou que até o fim do ano 47 agentes de trânsito e 98 agentes comunitários de segurança vão começar a atuar na Capital e destacou a importância de colocar estes agentes na rua justamente neste período de verão e férias escolares. 
 
A professora Márcia Barros afirmou que é essencial que a universidade esteja envolvida – através de pesquisas e diagnósticos de áreas vulneráveis das cidades – com o desenvolvimento de estratégias de combate à violência. Ela destacou que a pesquisa é fundamental para este diagnóstico e que sem parceria, com fornecimento de dados confiáveis pelo poder público, não é possível desenvolver os diagnósticos com precisão. 
 
Já o professor Thiago Fabres concordou que os estudos devem ser fortalecidos, já que ele também tenta consolidar pesquisas, mas encontra dificuldades no fornecimento de dados. 
 
Ele afirmou que a vinculação mecânica entre drogas e violência é errada e que o problema não está na droga, e sim na criminalização dela. Fabres disse que não há sociedade livre de drogas e que a questão não deve ser tratada pelo viés criminal, mas de saúde pública. 
 
O professor salientou que o proibicionismo fomenta a violência, lembrando que a maioria da população carcerária é formada por negros e pobres, que são também as principais vítimas de homicídios. Ele finalizou a participação no debate dizendo que é preciso criar uma cultura de mediação e não de repressão, que acaba por criar mais problemas. 
 
O prefeito concordou que essa é uma discussão profunda e reiterou que é preciso investir em educação para que os jovens não sejam presos ou mortos. Além disso, ele ressaltou que a participação da sociedade nestes debates é primordial para a redução da violência e do aumento da inclusão social.   
 
Fórum de Ideias
 
Encerrada a conferência começa o Fórum de Ideias, no site www.vitoria.es.gov.br/gabineteonline, aberto a todos os moradores para enviar sugestões, apoiar, votar e comentar posts de outras pessoas. O fórum fica aberto durante uma semana. As três sugestões mais votadas serão comentadas pelo prefeito em vídeo e todas as outras serão respondidas por e-mail.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário