26 de maio de 2010

MItade das escolas do pais teem acceso a internet

Metade das escolas do país tem acesso à internet
Valor Econômico/BR
Quarta-feira, 26 de maio de 2010

Luciano Máximo, de São Paulo
Enquanto a proporção mundial de escolas com conexão à internet chega a 77%, no Brasil, 56% da rede pública e privada de ensino está ligada à rede mundial de computadores. Esse é um dos indicadores de amplo estudo divulgado ontem pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), elaborado em parceria com a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
De acordo com a pesquisa, o Brasil aparece em 28º lugar num ranking que reúne 48 países. O acesso de escolas brasileiras à internet ainda é mais baixo que o de redes de vários outros países emergentes, como Rússia, Arábia Saudita, Coreia do Sul e Chile, que superaram a média global. O país aparece atrás até da Albânia, que aparece no levantamento com mais de 95% da rede de ensino com conexão, mesma proporção verificada na média dos 27 países-membros da União Europeia. O primeiro da lista, com índice um pouco inferior a 100%, está o Uruguai, seguido de Estados Unidos e Tailândia.
No critério que considera a proporção de escolas com acesso à internet de banda larga, Uruguai continua liderando com índice próximo dos 100%, acompanhado de perto por Reino Unido, em segundo, e Suécia, na terceira posição de uma lista de 35 países que prestaram informações. O Brasil não aparece nessa classificação por falta de dados.
Recentemente, o secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação (MEC), Carlos Bielschowsky, declarou que até o fim deste ano 92% das escolas públicas do país terão cobertura de internet de banda larga. Segundo ele, o Programa Nacional de Tecnologia Educacional, do governo federal, que atende hoje a 18,4 milhões de estudantes de escolas federais, estaduais e municipais deverá chegar a 30 milhões de crianças e jovens em dezembro.

O estudo da UIT sobre o acesso às tecnologias de informação também mostra que apenas 25% da população mundial - 2 bilhões de pessoas - se conectam à internet com regularidade. No documento, a entidade revela uma preocupação: a meta traçada pela Organização das Nações Unida (ONU) de atingir 50% da população do mundo com acesso regular à rede mundial de computadores até 2015 corre risco de não ser cumprida.


Este e-mail foi enviado por Jorge Werthein (jwerthein@ritla.net)
no dia 26/05/2010 pelo sistema empauta.com
Se for respondê-la, verifique se o destinatário está correto. Não responda para o destinatário (empauta-mail@empauta.com)

Um comentário:

  1. Oxalá esse percentual aumente e que mais escolas disponibilizem da Internet, seria sensacional.

    ResponderExcluir