20 de junho de 2010

SARAMAGO

Morre Prêmio Nobel José Saramago

O escritor português José Saramago morreu na sexta-feira, 18, em sua casa em Lanzarote, Ilhas Canárias, aos 87 anos de idade. Ele foi hospitalizado diversas vezes nos últimos anos, principalmente por conta de problemas respiratórios. O autor recebeu o prêmio máximo da Literatura em 1988. Segundo a premiação, Saramago "permitiu mais uma vez apreender uma realidade ilusória por meio de parábolas sustentadas pela imaginação, pela compaixão e pela ironia". Autor de "O Evangelho segundo Jesus Cristo" e "Ensaio sobre a cegueira", Saramago vivia em Lanzarote desde 1993 com a jornalista e tradutora espanhola, Pilar del Rio.

Um comentário:

  1. Em complemento a matéria acima, Saramago foi um marco na história da literatura portuguesa e reconhecido mundialmente por suas genuínas obras, tendo recebido diversas premiações. Conhecido por seu ateísmo foi autor do "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", publicado em 1991, despertando alvoroço dentro da igrejas católicas e cristãs (abrangendo diversas denominações).
    Elevou protestos de teólogos e apologistas cristãos, considerados estudiosos das escrituras sagradas e também severas críticas do Vaticano. Sofreu perseguição religiosa em seu país e o governo português que pressionado pela igreja católica designou a Sousa Lara, Subsecretário da Cultura de Portugal a vetar o livro, sendo este um dos que fazia parte de uma lista de romances portugueses candidato a um prêmio literário europeu. Mediante a situação, Saramago deixou Portugal, mudando-se para Laranzote, Ilha das Canárias, onde permaneceu até a sua morte.

    ResponderExcluir