9 de agosto de 2011

Baixo número de computadores conectados a internet é barreira nas escolas, diz pesquisa




RIO - O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) divulgou nesta terça-feira os resultados da pesquisa TIC Educação, realizada em 497 escolas públicas brasileiras, sobre os usos da internet no seu dia a dia. O levantamento, feito pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), mostra que, apesar de 81% das escolas possuírem laboratório de informática, os problemas de infraestrutura são considerados o maior empecilho para uma maior utilização. Entre as principais barreiras, estão o baixo número de computadores conectados a internet e a velocidade de conexão.
De acordo com a pesquisa, 86% das unidades com laboratório de informática possuem acesso à rede. Para Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br, é preciso superar o modelo atual.
- Embora este modelo esteja consolidado como política pública, os resultados apontam a necessidade de superá-lo, por meio do incentivo da utilização pedagógica da tecnologia, já que o cotidiano do ensino-aprendizagem atualmente se desenvolve principalmente dentro da sala de aula e não no laboratório de informática - defende Barbosa.
O uso de computadores em sala de aula por parte dos alunos também é precário. Atividades em que os estudantes assumem papel de agentes no processo de aprendizagem, como debates e jogos educativos, possuem uma frequencia significativamente menor do que aquelas focadas no professor. Além disso, aulas expositivas, interpretação de texto, exercícios práticos e de fixação do conteúdo, muito comuns nas escolas, também apresentam baixo uso do computador e da internet.
Os próprios professores reconheceram que a principal limitação para um maior aproveitamento das Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs) na escola está ligada ao seu nível de conhecimento sobre as possibilidades de uso das tecnologias. E 64% deles concorda que os alunos sabem mais sobrCGIe computador e internet do que eles. Para desenvolver suas habilidades, os docentes também não contam com apoio institucional: 75% afirmaram que os colegas são os que mais auxiliam na melhora de seu desempenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário