18 de agosto de 2011

Ceara e a Violencia: Sobral e Maracanaú investem em videomonitoramento


18 de agosto de 2011
 Jorge Werthein | O Povo  Ceará | CE
Criada em 2001, a Secretaria de Cidadania e Segurança de Sobral atua na proteção dos bens, serviços e instalações do município, explica o secretário Jorge Trindade. "Damos apoio às instituições policiais, realizando operações conjuntas", detalha. Outra ação de destaque, segundo o secretário, são dez câmeras de videomonitoramento.
O modelo é seguido pela Guarda Municipal de Maracanaú, onde, segundo a Prefeitura, nos pontos cobertos pelas câmeras, caíram em média de 42% os delitos como furtos, pichações e até roubos.
Até o fim do ano, o Crato, no Cariri, deve criar, até o fim do ano, a secretaria municipal de segurança pública. "Com a secretaria, você tem instrumentos de conseguir recursos federais", explica o prefeito Segundo Araripe.
Para Jorge Werthein, vice-presidente do Instituto Sangari, responsável pela publicação Mapa da Violência, é muito bom que se municipalizem esforços contra a violência. "É uma política acertada. Quando se reforça a nível dos municípios a presença da força pública, a violência cai. O investimento em prevenção é sempre menos oneroso e mais eficiente", avalia Jorge (TM).
Veja as notícias relacionadas. Municípios criam secretarias de segurança

Nenhum comentário:

Postar um comentário