31 de janeiro de 2012 Educação e Ciências | Brasil Econômico | Inovação & Empeendedorismo | BR MARA SAMPAIO Psicóloga e especialista em cultura empreendedora As escolas prepararam nossos jovens para conviver bem neste mundo atual? Estamos num contexto virtual caracterizado por incertezas e mudanças constantes, um mundo com novas pessoas, novos valores, novas formas de trabalho e relacionamento. Para lidar com o novo é necessário uma nova educação. As salas de aula atuais são lugares pouco atraentes, diferente do que acontece no mundo real. A educação escolar ainda tem o foco no ensino e não na aprendizagem. Privilegia o conhecimento do professor e não a experiência do aluno. Reforça a postura passiva e não estimula a iniciativa. Está na hora da educação fazer tudo ao contrário. Aprender é natural e prazeroso. É umprocesso fundamentalmente individual, cada umtemum ritmo e uma forma de aprender diferente. As pessoas são capazes de aprender sempre, aos sete e aos setenta anos. Aprender é humano, as crianças possuem uma capacidade infinita de aprendizagem, a cada minuto adquirem uma nova forma de agir com relação ao seu mundo. Adoram explorar o ambiente, fazer descobertas e perguntar. As perguntas são essenciais para aprender. Esta deve ser a primeira mudança que os professores podem fazer na sua sala de aula, deixar de ensinar a resposta e estimular os alunos a fazerem perguntas. A segunda é garantir a individualidade do aprendizado. Deixar a diversidade se fazer presente no ambiente escolar. Ninguém é igual a ninguém. Aprender a perguntar é o caminho poderoso para encontrar novas formas de agir, novas soluções que serão mais adequadas ao mundo atual. Cada um descobrirá sua própria resposta. O foco está na diferença. Aprender é um processo com um propósito, deve ter um significado pessoal. Só aprende quem está envolvido e comprometido. O aprender não esta só relacionado à mente, está também ligado aos sentimentos e à vontade. Aprende-se com o corpo inteiro. A escola pode ajudar os jovens a descobrir seu potencial e se preparar para um futuro incerto criando um ambiente que desenvolva suas habilidades pessoais, sua criatividade e principalmente a autoconfiança. Os professores de hoje podem não saber como será omundo daqui a dez anos, mas podem preparar seus alunos a acreditar na suas habilidades de enfrentar os desafios e ter senso de responsabilidade com suas conquistas. Existem muitos educadores inspirados que criam estratégias interessantes para romper com um modelo padronizado da sala de aula. Algumas escolas utilizam metodologias fabulosas. Apostam em professores criativos e independentes. Estimulam nos alunos a criação de projetos e metas pessoais, promovem oficinas de ideias e invenções, incentivam as atividades fora da escola como estágios e serviços comunitários, valorizam a ação e o talento. Focam no aprender a empreender por isso são diferentes. São experiências excepcionais até chamadas de "revolucionárias" por apostarem em métodos contrários ao sistema educacional vigente. Nossas escolas ainda formam a juventude para desejar um emprego público ou um cargo de executivo numa grande empresa. Ao contrário do ensino convencional que educa para a estabilidade que já não existe mais, aprender a empreender é uma forma de desconstruir as respostas prontas do presente e apostar na criatividade dos jovens em investir nos próprios empreendimentos e construir seu próprio futuro. ------------- As perguntas são essenciais para aprender. Esta deve ser a primeira mudança que os professores podem fazer na sua sala de aula, deixar de ensinar a resposta e estimular os alunos a fazerem perguntas |
31 de janeiro de 2012
Aprender a empreender
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jorge werthein
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07:09
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