29 de janeiro de 2012

Curso a distância encontra resistência


29 de janeiro de 2012
Veja mais | Folha de S. Paulo | Pós-Graduação | BR
Contra preconceito, candidato deve preferir área técnica em escolas sérias

Embora reconheçam a praticidade dos cursos a distância, empregadores ainda desconfiam de sua eficácia.
Para minimizar o efeito, alertam especialistas, o ideal é escolher um programa de escola de renome, preferencialmente em área técnica, e demonstrar disciplina.
O Brasil só possui um curso stricto sensu a distância recomendado pela Capes, o Profmat (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional), da Sociedade Brasileira de Matemática.
Mas a situação deve mudar. João Carlos Teatini, diretor de EAD (Educação a Distância) da Capes, diz que, por ser uma metodologia recente, há resistência em programas mais conceituados de pós. "Isso existe por força do tradicionalismo e pelo desconhecimento da modalidade."
Entre os lato sensu a oferta é enorme - bem como o preconceito dos empregadores, afirma o consultor Paulo Buchsbaum. "No entanto, para cursos mais técnicos, o ensino à distância pode representar uma opção viável", diz.
DISCIPLINA
Daniela do Lago, "coach" de executivos e professora de MBA da FGV, recomenda especial dedicação aos estudos.
"Para estudar a distância é importante o aluno ter disciplina. Se for desorganizado, a empresa vai desconfiar da efetividade do curso."
A desconfiança em relação ao método, contudo, tende a diminuir, afirma a consultora Dulce Magalhães. "A geração Y já traz outra percepção a respeito da EAD", pondera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário