29 de outubro de 2012

As políticas de formação de professores nos países do Cone Sul: semelhanças e diferenças com o caso brasileiro


OEI,Revista Iberoamericana


Public policies for teacher formation in the American Southern Cone countries: similarities and differences with the Brazilian case

Rafaela Carolina Lopes
Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (Brsail)
Agustina Rosa Echeverría
Professora associada da Universidade Federal de Goiás  (Brasil)
Artículo recibido: 22/06/11; evaluado: 02/05/12 - 19/06/12; aceptado: 08/08/12
Resumo
O presente artigo consiste em um estudo comparativo das políticas de formação de professores do Brasil com a Argentina, o Chile e o Uruguai a fim de verificar como esses países vêm formulando e implantando essas políticas nas últimas décadas, assim como pretende investigar o estabelecimento histórico de seus respectivos sistemas nacionais de formação de professores. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico e uma análise de documentos que tratam do assunto. A realização do estudo nos permitiu entender que apesar de pertencerem a uma mesma sub-região geográfica – Cone Sul –, a esses países corresondem processos históricos diferentes, com sujeitos e contextos próprios, e, portanto, vivenciaram movimentos educacionais distintos.
Palavras-chave
formação de professores no Cone Sul.
Abstract
This article consists of a comparative study of teacher formation public policies in Brazil, Argentina, Chile and Uruguay in order to ascertain how those countries are formulating and implementing these policies in recent decades, as well as investigate the establishment of their national systems of teacher formation. To do so, a bibliographic survey and analysis of documents dealing with the subject took place. The study allowed us to understand that even though these countries belong to a same geographic – American Southern Cone - sub-region, they have different historical processes, with their own subjects and contexts, and therefore experienced distinct educational movements.
Keywords
teacher formation in the American Southern Cone.
Contacto de los autores
Artículo completo
Artículo completo en formato PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário