14 de agosto de 2011

Compromisso com a educação


JOSUÉ GOMES DA SILVA, 14 de agosto, 2011, Folha de São Paulo


Por feliz coincidência, inicio minha colaboração à Folha no Dia dos Pais, aos quais homenageio pelo compromisso com a formação dos filhos e pela luta para lhes proporcionar vida melhor do que aquela que eles próprios tiveram.
Permito-me relembrar meu pai, José Alencar, pelos valores que nos transmitiu.
Ele se preocupou em nos dar formação integral, com princípios éticos e morais somados à educação escolar.
Ensinou-nos a amar o país e a trabalhar para que fosse próspero, oferecesse a seus cidadãos dignidade e oportunidades tão vastas como o seu rico território.
Para alcançar essas metas, é imprescindível a educação universal e de qualidade. É dever do Estado e da sociedade e compromisso das famílias, até porque esse núcleo social é o responsável primeiro pela educação, o que torna o pai o principal educador.
O saber é fator condicionante para erradicar a miséria. Felizmente, ocorreram avanços nos últimos 20 anos, como a ampliação de oferta de vagas nas escolas públicas.
Mas ainda estamos aquém quanto à qualidade, que deve existir desde a alfabetização, garantindo a todos o direito a ler e a escrever.
Pelo Censo 2010, há no país cerca de 14 milhões de analfabetos e número altíssimo de analfabetos funcionais, que não entendem o que leem.
Para reverter o quadro, há inadiáveis tarefas: valorização do professor, integração da comunidade no trabalho da escola, implantação da meritocracia e cuidados com a saúde dos alunos.
Creio que movimentos como o Todos pela Educação, apoiados por lideranças da sociedade, trazem importante contribuição ao ensino de qualidade. Destaco ainda o Sistema S, que oferece aos jovens educação e aperfeiçoamento profissional de alto nível.
No ensino superior, o ProUni atendeu, até 2010, 748 mil alunos, 70% com bolsas integrais. O número é relevante, mas precisamos ir além, pois ainda há enorme deficit para jovens que não ingressam em faculdades públicas ou não podem pagar as particulares.
Com o crescimento econômico, agravou-se a falta de profissionais de nível superior nas ciências e tecnologias.
O programa Ciência sem Fronteiras oferecerá bolsas nas melhores universidades do mundo a cerca de 100 mil estudantes. Investimento estratégico do governo, que poderá gerar benefícios ao setor produtivo, suscitando o engajamento da iniciativa privada.
Em meio aos avanços e aos desafios, lembro frase de meu pai: "Quando a causa é boa, deve-se trabalhar por ela com muito empenho". Assim, expressando um sentimento de todos os pais, peço que sejam multiplicados os esforços em prol da educação. É o melhor investimento que podemos fazer pelo futuro do Brasil!

JOSUÉ GOMES DA SILVA , presidente da empresa têxtil Coteminas, passa a escrever aos domingos nesta coluna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário