10 de agosto de 2011

Computadores ainda não "entraram" na sala de aula : Brasil


10 de agosto de 2011
Educação no Brasil | O Tempo | Brasil | MG

São Paulo. Embora 92% das escolas públicas urbanas do Brasil tenham computador com acesso à internet em seu estabelecimento, apenas 4% têm o equipamento instalado em sala de aula - 88% instalaram a máquina na sala da coordenação. É o que revela a Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Escolas Brasileiras, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (cgi.br), divulgada ontem.
Em média, as escolas têm 23 computadores instalados, sendo 18 em funcionamento, e têm em média 800 alunos matriculados. Foram incluídas na pesquisa amostral 497 escolas públicas municipais e estaduais urbanas do país. Participaram do estudo 4.987 alunos, 1.541 professores, 428 coordenadores e 497 diretores de escolas.
O estudo mostra ainda que apenas 18% dos professores de escolas públicas urbanas do Brasil usam internet na sala de aula e que 81% das unidades contam com um laboratório de informática - 86% deles têm computadores conectados à internet.
Segundo a pesquisa, os professores declaram que a principal dificuldade é o número insuficiente de computadores por aluno e conectados à internet. Para Alexandre Barbosa, gerente do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (cetic.br), a sala de aula ainda tem uma carência grande de computador e internet.
Entre as atividades em sala de aula, 59% dos professores dizem que não ensinam os alunos a usar computador e internet. Daqueles que usam internet na sala de aula, 24% dão aulas expositivas, 23% fazem exercícios para prática e fixação de conteúdo e 23% dão interpretação de textos.
Segundo o estudo, 64% dos professores acham que os alunos sabem mais sobre o uso de computador e internet do que eles. Dos professores, 48% fizeram um curso específico para aprender a usar o computador e a internet. Outros 38% aprenderam sozinhos e 27%, com outras pessoas. Entre os alunos, 40% aprenderam com outras pessoas, 38%, sozinhos, e 25%, em curso.
7[NORMAL_A]Brasília.Brasília. A inclusão digital dos alunos do ensino básico ainda é um grande desafio para o Brasil, já mostravam os dados divulgados em junho deste ano pela OCDE, organização que reúne os países mais desenvolvidos do mundo, com base nos resultados da avaliação internacional Pisa.
De acordo com o levantamento, as escolas brasileiras oferecem, em média, um computador para cada 6,25 estudantes ou 0,16 computador por aluno. O número rende ao país o posto de terceira pior colocação no ranking da inclusão digital, à frente apenas de Tunísia e Indonésia.
A Austrália é o país mais bem colocado na lista, que inclui 65 nações. No país da Oceania, a oferta é de 1,03 aluno por computador. Na China, a média é de 1,75, enquanto a média dos países-membros da OCDE é 1,69. Na Colômbia, o mais bem-colocado da América Latina, a média é de 2,85 alunos por máquina.
O estudo mostra ainda que 53,3% dos estudantes brasileiros analisados declaram ter um computador em casa. A estatística é 129% maior que em 2000, quando apenas 23,2% afirmaram possuir o equipamento. Apesar do crescimento expressivo, o país ainda esta longe das nações mais ricas. A média registrada pelos países-membros da OCDE foi de 94,3%, ou 41 pontos porcentuais a mais do que no Brasil.
O acesso à internet em casa também cresceu, diz o estudo. Em 2000, apenas 16,8% dos estudantes disseram acessar a rede mundial de computadores em casa. Em 2009, foram 58,3%, um crescimento de 247%.

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