7 de fevereiro de 2012

Capital da Violência - Rankings nacionais e internacionais apontam situação violenta de Curitiba


Segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012 - 15h45       Última atualização, 06/02/2012 - 15h4
Foto: Reprodução/Mapa da Violência/Sangari

Estatística na cor roxa mostra aumento considerável na taxa de homicídio em Curitiba e Região Metropolitana
Lucio Woytovicz Junior
A população de Curitiba presenciou a violência aumentar ano a ano, na última década. Após a reclamação de moradores se tornar estatística, o poder público viu a capital paranaense aparecer em rankings nada satisfatórios.

Das 27 capitais brasileiras, Curitiba subiu 14 posições e hoje é a 6ª capital mais violenta do Brasil, segundo o Mapa da Violência 2012, divulgado pelo Instituto Sangari. De acordo com o Ministério da Justiça, a capital paranaense registrou 56 homicídios, para cada grupo de 100 mil habitantes, em 2010, enquanto a média nacional é de 26. O número é mais que o dobro da taxa registrada dez anos antes, quando a cidade era apenas a 20ª com maior média de assassinatos. O bairro mais perigoso é a Cidade Industrial (CIC).

Como se não bastasse o índice nacional, Curitiba figurou entre as cidades mais violentas do mundo, segundo estudo feito pela organização não governamental (ONG) mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal. A capital está na 39ª posição, a frente de cidades da África do Sul, da Colômbia e do Iraque.

Segundo o site Crimes Curitiba, 2011 registrou 777 homicídios em Curitiba, uma média de 2,1 assassinatos por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário