27 de novembro de 2012

Cotas em São Paulo


Especialistas elogiam modelo sugerido
Estado de S.Paulo, 27/11/2012

A proposta revelada ao Estado pelo reitor da Unesp, Júlio Cezar Durigan, foi elogiada pelo sociólogo Simon Schwartzman, presidente do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (Iets). Ele entende que o reforço educacional e a bolsa para manutenção dos alunos são necessários para que as cotas funcionem.
"A discussão avança muito em relação à legislação federal, pela idéia de as universidades se envolverem na preparação dos alunos antes de eles entrarem na universidade e de dar um auxílio financeiro. Na lei federal falta justamente isso. Apenas criar uma cota não garante o sucesso", afirma Schwartzman. "Mas tem de ver exatamente o que vai acontecer."
Já para o professor do programa de pós-graduação em Direitos Humanos da Faculdade de Direito da USP, Marcus Orione, a proposta é menos ousada que a prevista na Lei de Cotas, que rege as instituições federais. "Esse modelo de 'college' acaba por adiar a entrada desses estudantes no curso superior. E isso não faz nenhum sentido.considerando que essa população é mais fragilizada e está em situação mais emergencial, não pode perder tempo."
Orione defende que essa formação adicional aconteça no decorrer do curso. "Procrastinar contamina o processo. Ou faz de verdade ou não faz."
Para dar vez e voz aos atendidos, acrescenta o pesquisador, o ideal seria que fossem à votação os dois projetos de lei apresentados pelos movimentos sociais. "Deviam ter preferência sobre o que vem de cima para baixo."
O professor da Faculdade de Educação da USP Ocimar Alavarce afirma que a possível entrada da USP em um sistema de cotas ajudaria a corrigir distorções sociais, apesar de não eliminá-las completamente. "Isso vai fazer bem para a USP, vai arejá-la socialmente, o que é necessário. A USP é elitista e restringe o acesso a cursos mais concorridos."
Jorge Werthein, presidente do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos, também vê avanço. "A proposta estadual está dentro do espírito da Lei de Cotas, que considero importante, e ainda incorpora estratégias que ajudam o aluno. "

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