8 de agosto de 2011

O paradoxo do ensino médio


08 de agosto de 2011
Educação e Ciências | Folha de S. Paulo 
 Fernando Veloso

Dado que o retorno salarial após concluir esse nível de ensino é tão elevado, como explicar tamanha evasão?

EMBORA O ACESSO ao ensino fundamental tenha sido praticamente universalizado no Brasil, isso ainda está longe de ser atingido no ensino médio. Cerca de 15% dos jovens entre 15 e 17 anos estão fora da escola, e pouco mais de 50% estão matriculados no ensino médio. Os demais ainda cursam o nível fundamental.
Além disso, a taxa de conclusão do ensino médio é baixa. Na faixa etária entre 25 e 34 anos, apenas 38% completaram esse nível.
Pesquisa realizada por Marcelo Neri investigou as razões para a evasão escolar no ensino médio, por meio de perguntas feitas diretamente a jovens que estão fora da escola e a seus pais.
Dentre as razões apresentadas para a evasão escolar, a mais importante foi falta de interesse.
Esse resultado é surpreendente, já que embora a qualidade do ensino médio seja muito baixa, a elevação salarial obtida com sua conclusão é expressiva, correspondendo a um aumento de mais de 30% em relação ao salário de alguém que fez apenas o ensino fundamental.
Além disso, a conclusão do ensino médio é condição necessária para o acesso ao ensino superior, o que propicia um incremento de renda bem mais elevado.
Esse resultado nos coloca o seguinte paradoxo: dado que o retorno monetário em concluir o ensino médio é tão elevado, como explicar as baixas taxas de matrícula e conclusão nesse nível de ensino?
Uma possibilidade é que, para o grupo desses jovens que estão fora da escola, o ganho salarial gerado pela conclusão do ensino médio seja menor que essa média (30%) devido às suas condições socioeconômicas desfavoráveis.
Outra possibilidade é que os jovens não tenham informações sobre o retorno monetário associado a uma maior escolaridade.
Estudos recentes feitos em países em desenvolvimento ajudam a entender essa questão. Os resultados mostram que as percepções dos jovens sobre os ganhos salariais decorrentes de uma maior escolaridade afetam de forma significativa sua decisão de frequentar o ensino médio. No entanto, os jovens e seus pais subestimam, em geral, o retorno monetário associado a uma maior escolaridade de nível médio.
Experimentos realizados por economistas, dentre eles Robert Jensen, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, mostram que jovens que tiveram acesso a informações sobre o retorno monetário associado à conclusão do ensino médio elevaram suas expectativas de aumento salarial. Em função disso, alargaram sua permanência na escola.
Esses resultados indicam que fornecer informações aos jovens e a seus pais sobre os aumentos salariais proporcionados pela educação pode ser uma forma eficaz de elevar a matrícula e as taxas de conclusão desse nível de ensino.
FERNANDO VELOSO, 44, é pesquisador do IBRE/FGV fernando.veloso@fgv.br
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