6 de setembro de 2011

Economia em alta não derruba crime na AL



06 de setembro de 2011
Educação e Ciências | Valor Econômico | Brasil | BR


Ernesto Schargrodsky: em tempos de crise, a criminalidade cresce muito

Luciano Máximo
Apesar de ter registrado crescimento econômico médio próximo de 5% nos últimos dez anos, a América Latina sustenta índices de criminalidade bastante elevados. O número de mortes violentas na região, de 28,9 para cada 100 mil habitantes, só fica atrás da taxa dos países da África Central. No ano passado, pelo menos um terço da população latino-americana admitiu ter sido vítima de algum tipo de crime, e a falta de segurança é sua principal preocupação, o que inverte um quadro histórico no continente, que sempre elegeu o desemprego como o maior problema.
As informações fazem parte de um levantamento do pesquisador argentino Ernesto Schargrodsky, da Universidad Torcuato Di Tella, em Buenos Aires, que participou ontem do 1º Fórum de Políticas Públicas do Insper, em São Paulo. Segundo ele, os dados são contraditórios, uma vez que desigualdade socioeconômica e o desemprego são os principais motores da crimininalidade. "A região está passando por uma outra realidade, com redução da desigualdade e ampla criação de postos de trabalho e mesmo assim a redução da taxa de criminalidade é muito suave."
A taxa de vitimização da América Latina cresceu de 29% há 15 anos para 31% no ano passado. A pesquisa, feita de forma amostral pelo Latinobarómetro, leva em conta respostas de pessoas ou parentes que foram vítimas de algum crime nos últimos 12 meses. Na comparação de 2010 com 2009, foi verificada redução de 38% para 31% na taxa de vitimização da América Latina. "Sabemos que em tempos de crise, quando o emprego é afetado, a criminalidade cresce muito. Durante a crise argentina de 2001, que atingiu toda a região, a taxa chegou a 43%. A redução sentida no ano passado também está relacionada com o bom momento da economia", comenta Schargrodsky.
O acadêmico ressalta que os custos da criminalidade na América Latina são muito altos e têm afastado turistas e até investimento estrangeiro direto. Apesar desses prejuízos, o poder público dos países na região enfrentam o problema de maneira precária. "As determinantes dos crimes não são acompanhadas de forma sistemática, muito menos a efetividade das políticas desenhadas para combatê-los. Além disso, há uma generalizada falta de dados confiáveis e baseados em pesquisa científica para fundamentar as ações de segurança", analisa.
Para Denis Mizne, da Fundação Lemann, a falta de transparência sobre crimes no Brasil atrasa a formulação de ações. "Em Nova York, que é referência no enfrentamento da violência, toda segunda-feira é possível consultar as estatísticas policiais referentes à semana anterior de todas as delegacias da cidade. A informação ajudou a melhorar a segurança." O cientista político Leandro Piquet Carneiro, pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas da Universidade de São Paulo (Nupps-USP), destaca que a capital paulista vem reduzindo a taxa de homícidios nos últimos dez anos. "Mas não se sabe por que isso está ocorrendo. Se a polícia está sendo mais efetiva, se a queda se deve a intervenções sociais. Não se dá atenção."
Schargrodsky credita o baixo desempenho dos países da América Latina no combate à criminalidade principalmente à ausência de políticas públicas integradas no setor de segurança, "unindo setores sociais, como educação, trabalho e saúde." "Cidades problemáticas conseguiram reduzir bastante os índices de homicídio, como Bogotá e São Paulo, mas não há respostas concretas para afirmar como elas chegaram a esses objetivos. Indícios dão conta de que seja uma combinação de forte repressão policial com políticas sociais, como urbanização de favelas, atividades escolares e mais acesso aos serviços de saúde. Esses são alguns fatores verificados em Bogotá", complementou Schargrodsky.

Nenhum comentário:

Postar um comentário